A opinião de ...

QUESTÃO-“… a não entrega da declaração de I.R.S tem consequências no cálculo final do imposto a pagar ou a receber ….”

Qua, 2024-07-24 15:25

Desde 3 de julho, quem viu cortado o apoio extraordinário ao arrendamento pelo contrato ter sido cessado por vontade do senhorio passa a ser, novamente, elegível para receber o benefício.

O alargamento do apoio extraordinário ao pagamento de renda a arrendatários que celebrem um novo contrato de arrendamento com o mesmo senhorio foi uma das várias reivindicações da DECO.

No entanto, a ausência de respostas por parte da Autoridade Tributária e do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana aos consumidores têm colocado em causa a implementação deste regime.

Qua, 2024-07-24 15:23

Nos planos plurianuais autárquicos e nos planos oficiais nacionais de contabilidade, a Cultura e o Lazer andam associados a Ambiente, Desporto e Educação Física. São áreas distintas, a última com um forte interface na de Educação para a Saúde. Mas Desporto é uma coisa, que pode ser boa ou má, e Educação Física é mesmo cultura corporal e actividade de promoção da saúde, se for bem realizada. Não é por acaso que os gregos, de quem herdámos quase tudo, de bom e de mau, integraram na beleza (arété) o vigor cultural e a saúde física implicando-se mutuamente.

Qua, 2024-07-24 15:22

Quando os novos governos iniciam funções, e não são apoiados por maiorias confortáveis, para se instalarem e conhecerem os cantos à casa, é costume dar-se-lhes o benefício da dúvida durante os primeiros cem dias do exercício de funções, tempo julgado suficiente para provarem o que realmente valem e o mais que serão capazes de fazer durante os mandatos.
É compreensível e natural que as oposições estejam ansiosas e queiram que o tempo passe depressa para poderem confrontar os governos pela forma como cumprem, ou não, as promessas feitas durante a campanha eleitoral.

Qua, 2024-07-24 15:21

É o que parecem querer evidenciar os partidos da Oposição pois preocupam-se mais com os presumíveis resultados e ganhos eleitorais do que com a estabilidade governativa do País.
Consubstancia-se esta ilação pelas intervenções públicas dos seus líderes sobre o Orçamento de Estado para 2025, que só vai ser apresentado e discutido em Outubro próximo, mas que sobre ele já vão fazendo pender uma nuvem de incerteza de não aprovação com as naturais e óbvias consequências que isso acarretará para a manutenção do Governo em funções.

Qua, 2024-07-24 15:21

A Inteligência Artificial é hoje um tema e um assunto central e nuclear. Ele econtra-se no centro da agenda política, industrial e social dos tempos hodiernos. Numa óptica mais pessoal, considero a Inteligência Artificial como aquela que dá início à terceira revolução industrial. É algo tão vital e incontornável que, das duas uma: ou eu me adapto e trabalho para a tornar mais humanizada ou ela implementar-se-á, quer queira ou não, nas dinâmicas mais simples e ordinárias da nossa vida quotidiana. Esta é uma realidade incontornável e um processo irreversível.

Qua, 2024-07-24 15:20

(Se queres a paz prepara a guerra ou se queres paz prepara a paz)?

Qua, 2024-07-24 15:19

Desde as eleições legislativas de 10 de março que o país vem assistindo ao flutuar de narrativas, de discursos.

Qua, 2024-07-24 15:14

A seca e a escassez de água são preocupações crescentes no nosso país, sendo a região de Bragança uma das mais afetadas. As tomadas de consciência da escassez de água motiva todos, incluindo o consumidor a adotar pequenos gestos que permitem poupar este recurso imprescindível à vida e, também, na fatura mensal.

A DECO propõe-lhe algumas ideias para poupar água no seu dia-a-dia:

Qui, 2024-07-11 10:00

No lado Nascente das “fraldas” da Serra da Nogueira, cerca de 10km a Sul de Bragança, encontra-se a aldeia de Mós, sede de freguesia que anexa a de Paçó. Localidade existente desde a Fundação da Nacionalidade, pertencia ao Mosteiro do Castro de Avelãs em 1258. Mós esteve durante séculos ligada à então vila e sede de concelho Rebordãos, em termos administrativos e religiosos. Razão para a aldeia ser designada, até 1936, por Mós de Rebordãos.

Qui, 2024-07-11 09:55

De há uns tempos a esta parte, é raro o dia em que, pelas mais diversas razões, não apareça quem reivindique tudo aquilo a que se julga com direito, só por ter nascido e por viver num país maravilhoso como o nosso.

Qui, 2024-07-11 09:53

Na aldeia de Oleirinhos, o esforço para combater o isolamento social, promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos mais velhos está em pleno vigor. Alunas dos cursos de Mestrado e Licenciatura em Educação Social do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), durante o estágio realizado na União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, desenvolveram projetos que estão a fazer a diferença na comunidade.

Qui, 2024-07-11 09:52

Não escrevo para o Núncio Apostólico.
Não escrevo para o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Não escrevo para o Bispo da Diocese de Bragança/Miranda
Não sou candidato ao Cabido Diocesano.
Escrevo, apenas e tão só, para que todos possamos pensar qual o futuro que nos espera em função da realidade que nos rodeia.
Tenho acompanhado o Bispo da Diocese na sua visita pastoral, na Unidade Pastoral de S. Bento. Que, como sabem, engloba 65 aldeias do concelho de Bragança.

Qui, 2024-07-11 09:51

oi pública e evidente a incomodidade com que os deputados encararam o exercício do direito ao silêncio de alguns dos cidadãos chamados a depor na mais recente Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para indagar e (supostamente) esclarecer o que efetivamente antecedeu o tratamento milionário das duas gémeas brasileiras. O desagrado parlamentar, porém, foi, notoriamente, seletivo. Apesar de alguns remoques, pouco mais que retóricos, a Comissão foi muito compreensiva para com Lacerda Sales. Estranhamente.

Qui, 2024-07-11 09:50

Numa época em que o mundo assiste a uma evolução tecnológica sem precedentes em termos de rapidez, em que assistimos, no prazo de poucos anos, ao surgimento de tecnologia revolucionária, ao seu apogeu e ao seu desaparecimento, a necessidade de conseguir passar a mensagem aos mais jovens torna-se premente.

Qui, 2024-07-11 09:49

E a transformação do Aeródromo de Bragança no aeroporto secundário da região norte e alternadamente do Sá Carneiro do Porto.
O governo em exercício seguiu a recomendação técnica independente e decidiu que o novo aeroporto ficará localizado em alcochete.
Cinco a sete anos é o prazo que aponta para a sua entrada em serviço.

Qui, 2024-07-04 10:14

Como professora comprometida com a evolução do ensino, tenho observado de perto a revolução que a integração da inteligência artificial (IA) está a promover na educação. A minha perspetiva sobre o tema consolidou-se após participar em diversas formações sobre IA, nas quais percebi como essa tecnologia pode transformar profundamente o modo como aprendemos e como ensinamos. Atualmente, na prática, vejo como a IA nos oferece diversas possibilidades para melhorar a qualidade da educação e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e acessível.

Qui, 2024-07-04 09:56

Nenhuma comunidade sobrevive sem estruturas de defesa e de manutenção da ordem, dois aspectos demasiado negligenciados após o 25 de Abril de 1974, sob a bandeira do pacifismo internacional defendido pelas «esquerdas», PS incluído, (para benefício do bloco da União Soviética (até 1989) e da Rússia pós-1989), negligência a que os líderes europeus equivalentes aos do PSD e do CDS foram acedendo, sob protesto dos EUA, até à emergência da III Guerra Mundial, em 22 de Janeiro de 2022, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, e ao consequente toque dos alarmes para o estado anémico das estruturas de

Qui, 2024-07-04 09:56

Vivemos, em Portugal e no mundo, tempos não muito fáceis e incertos para o jornalismo e, diga-se, para quem faz desta a sua profissão e, já agora também, a sua missão de vida.
Constatamo-lo enquanto cidadãos e enquanto clientes e consumidores de imprensa.

Qui, 2024-07-04 09:49

Goste-se ou não, concorde-se ou não, só por manifesta má fé, condenável sectarismo ideológico e incurável estrabismo político, tudo isto bem caldeado com doses avantajadas de estupidez e falta de bom senso, se pode negar que a recente nomeação do cidadão português Dr. António Costa para presidente do Conselho Europeu, no atual contexto geopolítico, extremamente problemático com que o mundo está confrontado, foi uma decisão importante para a União Europeia e, por arrastamento, para Portugal.

Qui, 2024-07-04 09:49

Assinaturas MDB