A opinião de ...

A construção da democracia pluralista, ideal da revolução subsequente ao 25 de Abril de 1974, sofreu um revés a partir de 30 de Outubro e um hiato sério entre 11 de Março e 25 de Novembro de 1975.

Qui, 2020-11-26 15:00

Em menos de um ano, quase tudo mudou nas nossas vidas, e esta nova realidade com que a humanidade se confronta, parece que veio mesmo para ficar. Em poucos meses alterou-se o rumo da história e, muito provavelmente, nada será como dantes. Por mais que custe aceitá-lo, tudo indica que o pior pode ainda estar para vir e ainda não há ninguém que possa garantir-nos se, como e quando o mundo terá a capacidade de se recompor e regenerar das consequências devastadoras desta pandemia.

Qui, 2020-11-26 09:47

No Novo Testamento, menciona-se um fruto do Espírito Santo (Gal 5, 22), a benevolência, que indica o apego ao bem, a busca do bem; mais ainda, é buscar aquilo que vale mais, o melhor para os outros: o seu amadurecimento, o seu crescimento numa vida saudável, o cultivo dos valores e não só o bem-estar material (112).

Qui, 2020-11-26 09:39

Se vai aproveitar a Black Friday para fazer compras através da internet, deixamos-lhe alguns conselhos úteis antes do clique “avançar com a compra”:
- Informe-se. Comece por pesquisar produtos e serviços em diferentes sites comparando preços. Não se esqueça de analisar em detalhe todas as caraterísticas e funcionalidades do produto que pretende adquirir e de observar as avaliações feitas pelos outros consumidores;

Qui, 2020-11-26 09:33

Do Advento de 2020, ao Cristo Rei de 2021, com Carlo Acutis!
Maria de los Angeles, do projeto “Nova Humanitas”, em carta deste mês, incentiva os formandos a viver, crescendo interiormente, sendo ‘muito fiel’ ao mais essencial de cada qual. “Esta é uma ‘arte de viver’ que temos que ir aprendendo cada vez mais e cada vez melhor, se queremos ser nós a levar as rédeas da nossa vida e que não sejam as circunstâncias” a arrastarem-nos, continuava.

Qui, 2020-11-26 09:31

A dois meses de eleições presidenciais o atual Presidente da República ainda não oficializou a sua candidatura. Para já, são conhecidos quatro candidatos que disputam o maior número de votos possível, mas sem a menor veleidade de disputar a eleição presidencial. Marcelo é, sem dúvida, o candidato vencedor e assegurará a sua reeleição com uma esmagadora maioria de votos, o que o legitimará, mais uma vez, como o Presidente de todos os portugueses.

Qui, 2020-11-26 09:30

A mensagem, lacónica dizia: morreu o Luís de Macedo. Tratava-se do coronel (capitão de Abril) morto em Moçambique vítima de covi19. O Luís foi figura destacada do 25 de Abril e do PREC.
Porque possuía competências para tal, era engenheiro, trabalhava em Moçambique, frequentava a Associação 25 de Abril quando estava por cá, fiel aos princípios imanentes à instauração da liberdade no País mantinha-se atento ao desenrolar da vida política nestes tempos conturbados e complexos.

Qui, 2020-11-26 09:28

Com o agravar da situação da pandemia em Portugal, o Governo tem estado a apertar as medidas de contingência a adotar. Mas, tal como tem acontecido desde o início desta crise sanitária, a mensagem acaba por ser contraditória.
A comunicação em tempos de crise deve ser o mais simples e objetiva possível, para evitar mensagens contraditórias. E, já se sabe, os portugueses gostam de complicar. O próprio Primeiro-Ministro já pediu desculpas por esse facto.

Qui, 2020-11-26 09:27

A meio do mês de Agosto a Igreja, no Oriente e no Ocidente, celebra a solenidade da Assunção de Maria Santíssima ao Céu, dia 15, após a festa da Ascensão do Senhor, quarenta dias depois da Páscoa.
Este mistério de Maria mergulha as suas raízes na fé e no culto dos primeiros séculos da Igreja, em virtude da profunda devoção à Mãe de Deus que se foi desenvolvendo progressivamente no seio da Comunidade cristã, embora o Dogma da Assunção, na Igreja católica, só seja proclamado em  1950 pelo Venerável Pio XII.

Qui, 2020-11-19 10:04

O anzol e o tresmalho tinham uma utilização residual. As artes de pesca mais usadas, na ribeira da Vilariça, no tempo em que os peixes abundavam, vindos do Douro e do Sabor subindo pelo vale acima, chegando a ribeiros e até ribeirinhos, eram o rabudo e a chumbeira.

Qui, 2020-11-19 09:49

O individualismo radical, escreve o papa, é o vírus mais difícil de vencer (105), um vírus que chega a infetar algumas visões liberais que consideram a sociedade como uma mera soma de interesses e fazem da palavra povo uma simples mitificação (163).

Qui, 2020-11-19 09:48

Para o dono das castanhas o dia começa cedo, cerca das 06:00. É necessário arrumar as coisas na carrinha todo-terreno de cabine dupla. Matar o bicho à pressa e, sem demoras, ir buscar as apanhadeiras, que são três mulheres duma aldeia próxima e, sempre que podem, ganham umas jeiras, seja na apanha da castanha, nas vindimas ou em outros trabalhos agrícolas. Há terras que ainda têm algumas pessoas que ainda podem e querem trabalhar. O valor da jeira é 50 €. Tem 8 horas.

Qui, 2020-11-19 09:46

Por estes dias, nas nossas vidas, quer no âmbito pessoal, quer na esfera social, têm-se feito notar muitas ausências. Não sei se por especial sensibilidade advinda dos estados, mais de alma do que dos decretados, constato vincadamente isso mesmo.

Qui, 2020-11-19 09:45

Nesta crise pandémica que atravessamos, poucas serão as famílias que não estão a enfrentar dificuldades financeiras. Nestes casos o pior que se pode fazer é deixar arrastar a situação.
Quando o consumidor (e a sua família) sente que as dificuldades são grandes, deve contactar as entidades credoras, mesmo que ainda não se encontre em incumprimento no pagamento das prestações mensais.

Qui, 2020-11-19 09:42

A última semana foi caracterizada pelas condições meteorológicas variáveis, contudo, tivemos um claro domínio das altas pressões, com tempo maioritariamente estável em toda a região e temperaturas anormalmente elevadas para a época do ano, continuamos sem registar geadas significativas e generalizadas em todo o nordeste transmontano, os típicos nevoeiros de inverno, encaixados nos vales dos principais rios, voltaram a aparecer e foram persistentes em alguns dias.

Qui, 2020-11-19 09:41

Duzentos e cinquenta e três dias desde o início da pandemia e o Nordeste Transmontano viveu a pior semana em termos de novos infetados.
Em sete dias, foram 485 os novos casos registados pelas autoridades de saúde do distrito de Bragança.
A ameaça de um novo confinamento paira no ar na pior altura possível para o comércio tradicional, já por si maltratado.

Qui, 2020-11-19 09:40

Para pouco mais servindo do que para cumprir calendário, o debate que antecedeu a votação na generalidade da proposta de orçamento do estado para 2021 veio, mais uma vez por a nu as fraquezas, para não dizer as misérias, da atividade parlamentar com que se vão ocupando os representantes do nosso povo, por nós instalados na magnificência do palácio de S. Bento, a casa da nossa democracia.

Qui, 2020-11-12 10:14

Temos de ter muito cuidado com o que escrevemos no Facebook; nas tertúlias entre amigos, costumo dizer que o facebook, além da sempre útil comunicação em rede, deve ser um espaço de entretenimento e de paródia para espevitar todo o humor que cada um de nós é capaz de ancorar no mar da sua sabedoria; a produção de humor é pertinência de génios e os génios navegam em oceanos de inteligência; os pouco dotados são incapazes de criar e entender o humor e rejeitam-no; os fundamentalistas nas trincheiras de políticas, religiões, tribos e raças jamais o admitem; só com muitas reservas alguns govern

Qui, 2020-11-12 09:58

Tanto quanto pude acompanhar, os interlocutores dos meios de Comunicação Social portugueses noticiaram e viveram a campanha eleitoral para a eleição do Presidente dos USA (vulgo América) e a contagem dos votos, após a votação, desde o dia 3, com o mesmo fervor dos americanos. Até pareceu que eram eleições portuguesas. Tive o sentimento estranho de que os meus compatriotas querem ser americanos.

Qui, 2020-11-12 09:57

Os militantes do PSD elegeram Rui Rio convictos de ser o melhor para afastar o Partido Socialista do poder (abrindo espaço para os sociais-democratas), contribuir decisivamente, como o próprio assumiu, para acabar com a esquerdista geringonça ou, no mínimo, liderar inequivocamente a ala direita da política portuguesa.
Tenho Rui Rio por homem sério e bem intencionado. Mas tal não basta para ser escolhido pelos portugueses para substituir António Costa, nem tão pouco para garantir a realização dos almejados propósitos com que se comprometeu

Qui, 2020-11-12 09:46