DECO

Presentes ou lembranças? Faça 2 listas e decida

024 foi, ainda, um ano de dificuldades e crise. As finanças das famílias continuam curtas, resultado da inflação elevada e da subida das taxas de juro. Assim, se decidir diminuir o número de pessoas a quem oferecerá presentes, ninguém levará a mal ficar de fora da lista.
Pode preparar inclusive duas listas: Uma para aquelas pessoas que lhe são mais próximas e a quem pretende efectivamente oferecer um presente; e outra, apenas assinalando a data, a quem quer dar com um pequeno mimo.


Entre 16 e 24 de novembro decorre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Saiba mais sobre esta semana especial e junte-se ao movimento contra o desperdício alimentar.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que acontece sempre em Novembro, sensibiliza a população para a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis na gestão de resíduos e na preservação dos recursos naturais. O tema desta semana é atualizado anualmente e em 2024 elegeu-se como assunto central o desperdício alimentar, sendo o lema escolhido “O DESPERDÍCIO ALIMENTAR NÃO TEM PALADAR”.


A DECO ao lado dos consumidores seniores

Comemora-se a 1 de outubro o dia internacional do idoso e, por essa razão, a DECO dedica este espaço aos consumidores com mais idade, pretendendo alertá-los para as práticas comerciais desleais.
O consumidor idoso é, por vezes, visto por empresas pouco escrupulosas como “alvos fáceis” a persuadir na contratação de serviços e ou de bens. É necessário, pois, que estes consumidores estejam atentos e informados, de modo a agirem seguramente e perante uma abordagem desleal ou enganosa de um técnico de vendas.


Nova regra para o apoio à renda já entrou em vigor

Desde 3 de julho, quem viu cortado o apoio extraordinário ao arrendamento pelo contrato ter sido cessado por vontade do senhorio passa a ser, novamente, elegível para receber o benefício.

O alargamento do apoio extraordinário ao pagamento de renda a arrendatários que celebrem um novo contrato de arrendamento com o mesmo senhorio foi uma das várias reivindicações da DECO.

No entanto, a ausência de respostas por parte da Autoridade Tributária e do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana aos consumidores têm colocado em causa a implementação deste regime.


Assinaturas MDB