Carlos Morais

 
 

Do individual ao bem comum

É bom admitir que o bem comum é construído a partir de pequenos contributos individuais, principalmente das pessoas que amam a vida, a família, os amigos e o ser humano em todas as suas dimensões. Embora, por vezes, exista a sensação que tudo já foi dito e refletido admito que cada ideia, em cada momento e em cada contexto, possa ter interpretações diferentes, aplicações diferentes e consequências diferentes.


Debates eleitorais

Uma das formas de tornar mais visíveis as ideias daqueles que nos querem representar são os debates eleitorais na comunicação social. Aprecio a existência destes debates, pois são acontecimentos vivos e em que cada um deveria dizer o que quer para o país, sem artifícios, e sem receio de perder votos. Era muito bom que cada político fosse capaz de tornar públicas as suas ideias e intenções, sem abdicar dos seus próprios valores e características, mantendo-se fiel a si próprio, no sentido de outros poderem aderir às suas ideias, defendê-las e contribuírem para a sua implementação.


Pandemia (Covid-19): Confinados até quando?

A situação em que a pandemia colocou a maioria dos países do mundo é grave. Uma afirmação que é bem aceite por quase todas as pessoas. É tempo de nos focarmos mais em formas fundamentadas para resolver o problema do que em estratégias que nos levem a confundir o que temos com o que queremos.
Todos queremos voltar ao trabalho de modo presencial. Todos queremos que as crianças e jovens voltem à escola de modo presencial. Todos queremos saber algo sobre o modo como a pandemia está a evoluir e como se comportará hoje, amanhã e depois de amanhã.


Repensar as estratégias de combate à pandemia (Covid-19)

Desde março de 2020 que Portugal e o mundo tomaram consciência que estávamos perante uma pandemia (Covid-19) de consequências indetermináveis. Tomaram-se muitas medidas, mas a pandemia continua a avançar. Está sempre na ordem do dia informação sobre a pandemia suportada por dados orientados para confirmarem quase tudo sobre o que aconteceu hoje e oque aconteceu ontem, mas com poucas perspetivas sobre o que acontecerá amanhã.


Pobreza e trabalho

Sempre que trago um tema para reflexão, a primeira dúvida que me ocorre é a de procurar que o meu entendimento dos conceitos que analiso seja idêntico ao dos leitores. As opiniões podem ser concordantes ou discordantes, mas escritor e leitor devem estar em sintonia no entendimento dos conceitos, caso contrário, a informação é pouco eficaz e pode transformar-se num ruído que em vez de enriquecer o entendimento social só o confunde e complica.


Valores para viver em sociedade: Opinião de futuros professores

O conceito de valor não é fácil de definir, pois admite múltiplas e diversificadas interpretações. Nesta reflexão será utilizado o conceito de valor próximo dos apresentados no dicionário de sinónimos da Porto Editora, traduzidos pelas expressões “qualidade que desperta admiração por alguém, valia, mérito, préstimo” e “(ética) preceito ou princípio moral passível de orientar a ação humana”.


Os professores têm razão!

Acerca do tempo de carreira dos professores e do Orçamento de Estado para 2019, num artigo intitulado Tempo de carreira dos professores é a chave do OE2019, pode ler-se «“O Governo já disse que ia reconhecer dois anos, nove meses e 18 dias”, do tempo total de nove anos, quatro meses e dois dias, afirma o mesmo responsável, explicando que as negociações prosseguem. “Agora, é acertar as contas. O Governo diz que reconhecer tudo o que os professores pedem custa 600 milhões, os professores dizem que é um terço disso.


Assinaturas MDB