DECO

DECO informa os consumidores sobre a tarifa social de energia

A tarifa social de energia é efetivamente importante, pois, é um apoio social que consiste num desconto na tarifa de acesso às redes de eletricidade em baixa tensão, que compõe o preço final faturado ao consumidor. Desde 2016 que o acesso à tarifa social da energia elétrica passou a ser realizado através de um mecanismo automático.
Quais as condições para beneficiar da tarifa social?
Eletricidade:


DECO participou com aulas abertas na Global Money Week

A Global Money Week celebrou-se de 22 a 28 de março, com diversas atividades desenvolvidas a nível mundial. No decorrer dessa semana a DECOJovem participou com aulas abertas todos os dias da semana com escolas de várias zonas do país. Este ano o tema foi “Cuida de ti, Cuida do teu dinheiro” contou com mais de 600 alunos e 23 escolas de todo o país e o objetivo foi alertar e consciencializar os mais novos para a importância de economizar para o futuro e aprender a gerir o dinheiro com sabedoria.


DECO sensibiliza para a redução da sua fatura de energia

O projeto europeu HARP conta com a ADENE e a DECO em Portugal, com financiamento europeu do Programa Horizonte 2020. O projeto HARP resulta de uma análise do contexto europeu onde se constatou que 60% dos sistemas de aquecimento são ineficientes, ou seja, têm mais de 15 anos e classe energética C ou inferior.
Este projeto visa responder a uma das maiores prioridades da União Europeia, ou seja, apelar aos consumidores a substituição de equipamentos de aquecimento mais antigos e ineficientes por alternativas mais eficientes, e quando é possível, no recurso a energias renováveis.


DECO alerta para falsos intermediários de crédito

Verifica-se um crescente número de burlas relacionadas com falsos intermediários de crédito que contribuem para o agravamento da situação financeira das famílias.
Habitualmente, o esquema mais comum passa pela recolha dos dados do consumidor pela entidade e pela simulação da análise da viabilidade da concessão do empréstimo. Depois, consumidor é informado que o crédito foi aprovado e é-lhe então solicitada a transferência de um montante para finalizar o empréstimo.


Suspensão das prestações do crédito à habitação

A moratória de crédito permite às famílias mais afetadas pela paragem da atividade económica no contexto da pandemia, suspender o pagamento das prestações do crédito à habitação até 30 de setembro de 2021. A adesão é possível até 31 de março.
Podem ser abrangidos os seguintes créditos:
• Créditos por hipoteca, incluindo os destinados a aquisição de habitação própria permanente;
• Locação financeira de imóveis destinados à habitação;
• Créditos destinados a financiar serviços de educação.


Está com dificuldades em pagar o seu crédito à habitação? Saiba que a adesão à moratória pública poderá ser feita até 31 de março.

A moratória pública excecional de proteção dos consumidores que visa, no atual contexto, ajudar as famílias afetadas pela Pandemia e com dificuldades financeiras no pagamento do crédito habitação, possibilitando a suspensão do pagamento das prestações do crédito.
Quem não tenha aderido à moratória pública em 2020, poderá agora fazê-lo até 31 de março. As famílias portuguesas poderão beneficiar dos efeitos desta medida por um período máximo de 9 meses.


Sabia que se não mudar os seus comportamentos depois de implementar uma medida de eficiência energética, que o consumo de energia pode permanecer o mesmo ou até aumentar?

Comprar eletrodomésticos energeticamente eficientes pode ter efeitos secundários no consumo de energia da sua casa. Na verdade, pode mesmo levá-lo a consumir mais energia, o que acabará por aumentar a sua fatura energética. Isto porque não basta ter equipamentos eficientes do ponto de vista energético. É importante também adotar comportamentos eficientes no consumo de energia para conseguir as poupanças previstas.


Tem em atraso uma fatura de água e receia o corte de serviço? Não tema.

Tem em atraso uma fatura de água e receia o corte de serviço? Não tema. Durante o primeiro semestre de 2021, estão suspensas as interrupções de fornecimento dos serviços de água, eletricidade, gás natural e comunicações eletrónicas.
Saiba quais os seus direitos.
Foi aprovada pela Lei do Orçamento de Estado a proibição de suspensão de fornecimento dos serviços essenciais de água, eletricidade e gás natural durante o primeiro semestre de 2021.


Como aquecer adequadamente a minha casa que fica muito húmida e fria nesta altura do ano?

A DECO conhece bem as dificuldades dos consumidores portugueses em manter uma temperatura agradável em casa e conseguir pagar as faturas de energia. A pobreza energética atinge cerca de 10% da população da UE e resulta da combinação de três fatores: rendimentos baixos, faturas de energia elevadas e edifícios ineficientes.
Se a casa estiver muito fria e húmida, as paredes podem desenvolver mofo, o que pode afetar negativamente a sua saúde. Por isso, deixamos algumas dicas para controlar a temperatura do espaço e, ao mesmo tempo, controlar os gastos em eletricidade:


Assinaturas MDB