DECO

Fui vítima de fraude on-line. E agora, o que fazer?

Se por acaso foi vítima de fraude on-line deve agir o mais rapidamente possível. Caso tenha havido fraude ou apropriação indevida das credenciais de acesso ao homebanking e/ou do cartão bancário, o primeiro passo que o consumidor deve dar será contactar o banco.
Deve fazê-lo para os contactos indicados no respetivo contrato ou nos extratos mensais, também acessíveis na lista de emissores de cartões no sítio do Banco de Portugal.
Deve pedir imediato cancelamento das credenciais de acesso ao homebanking e/ou do cartão, indicando o seu número da conta e/ou do cartão.


SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: Direitos excecionais e temporários terminam a 30 de junho

A DECO alerta todos os consumidores para o término dos direitos excecionais e temporários relativos aos serviços essenciais no próximo dia 30 de junho. As medidas tinham sido implementadas no contexto da pandemia provocado pela COVID-19 para dar resposta temporária às dificuldades enfrentadas pelos consumidores, apoiando-os e garantindo o acesso aos serviços públicos essenciais, como o fornecimento de eletricidade, gás natural, água, e os serviços de telecomunicações.


ROADSHOW NET VIVA & SEGURA:

ROADSHOW NET VIVA & SEGURA: Workshops na Escola Secundária de Penafiel, Escola Profissional de Felgueiras, Escola Secundária do Marco de Canaveses e Escola Secundária Paços de Ferreira
10 de maio de 2021
Neste mês de maio, a NET Viva e Segura está em força nas escolas para alertar os mais jovens para os desafios do mundo digital.


Manifesto Refil: pela disponibilização de produtos de limpeza e higiene pessoal a granel

Apesar de já se encontrar previsto o comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de produtos a granel, os consumidores ainda não beneficiam de um mercado que lhes permita adquirir, nestes moldes, produtos de limpeza e higiene pessoal, forçando-os a optar por novas embalagens e aumentando, assim, a sua produção de resíduos, colocando em causa as metas portuguesas da sustentabilidade.


Conheça as condições para beneficiar da tarifa social do gás natural

A tarifa social é importante, pois é um apoio social que consiste num desconto na tarifa de acesso ao gás natural em baixa pressão, que compõe o preço final faturado ao consumidor. Desde 2016 que o acesso à tarifa social do gás natural passou a ser realizado através de um mecanismo automático.
Quais as condições para beneficiar da tarifa social?


DECO desafia-o a testar os seus conhecimentos sobre o aquecimento

O projeto HARP sensibiliza os consumidores a mudarem os seus sistemas de aquecimento antigos e ineficientes por outras alternativas mais económicas e mais sustentáveis para o meio ambiente. Sabia que alguns dos nossos hábitos acabam por resultar no aumento do consumo de energia e da sua fatura? Os consumidores podem obter informações mais precisas sobre os seus equipamentos de aquecimento que têm lá em casa e perceber se os mesmos são os mais indicados quer a nível económico quer para a melhoria da qualidade do ar.


Assinaturas MDB