A opinião de ...

egundo dados do European Forest Fire Information (EFFS), entre 2000 e 2017, Portugal foi o país da União Europeia (28 estados Membros) com o maior número de área ardida. Só para termos uma ideia da dimensão do problema, de registar que, no pretérito mês de julho, em 2/3 dias, arderam em Oleiros mais de seis mil hectares, entre área florestal e agrícola.

Qui, 2020-08-13 09:50

Manhã ou meia tarde pede este inesperado Sem Papas na Língua (Livros Horizonte, 205 p.), de Zé de Bragança, alter ego de José Luís Seixas, político, autarca e conselheiro presidencial, que não deixou de ser advogado e, desde o início do milénio, se revelou cronista de mão cheia. Mais: alguém que, em textos breves e com despacho estilístico e irónico, radiografa os principais sectores da vida social e política. Se fôssemos país habituado a reflectir sobre passos dados e protagonistas de quinta categoria, melhorávamos esta democracia – de pacotilha, tantas vezes.

Qui, 2020-08-13 09:42

Os seguros de capitalização são um produto cada vez mais procurado para a rentabilização das poupanças das famílias. Trata-se de um investimento pensado a longo prazo e dispõe de atrativos benefícios fiscais quando comparado aos restantes produtos.

Qui, 2020-08-13 09:41

Sim, é exatamente o que estão a ler.

Qui, 2020-08-13 09:39

Nestes tempos marcados pelo “distanciamento social”, medida largamente promovida e propagada pelas autoridades civis e de saúde, convém lembrar que a pessoa humana – ser social por natureza – nutre-se pela presença e pelas relações variadas de partilha e de encontro. Temo que esta expressão – “distanciamento social” – venha acentuar as demais assimetrias sociais.

Qui, 2020-08-13 09:38

Este querido mês de agosto tem sido menos carinhoso do que o costume, sobretudo para os comerciantes locais do Nordeste Transmontano.
Após dois meses (nalguns casos mais) de paragem forçada, as restrições de movimentos impostas não permitiram o ansiado regresso à normalidade, numa altura do ano em que as faturações têm de compensar, em muitos casos, meio ou mais.
É em alturas destas que a nossa Fé é posta à prova.

Qui, 2020-08-13 09:29

Dada a pertinência da afirmação do acompanhamento humano e espiritual ao doente, volto ao tema abordado por mim n.º 3784, deste jornal. É fundamental não esquecer o doente, neste tempo de pandemia! A espiritualidade na saúde é um direto e, um dever universalmente consagrados, reclamem-nos! Dada a compreensível e necessária restrição das visitas, aos familiares, por receio da propagação da pandemia à comunidade, podem sempre contar com a colaboração do assistente espiritual e religioso no hospital, ele está ao vosso dispor, contactem-no para ser o vosso interlocutor com o vosso doente!

Qui, 2020-08-06 10:48

Na sequência do meu comentário da semana passada sobre o regresso a casa dos emigrantes no mês de agosto, volto à problemática da emigração, agora com especial atenção para os emigrantes que, apesar das atuais dificuldades, mesmo assim, resolveram, como sempre, passar as férias nas suas terras.

Qui, 2020-08-06 10:20

– A DECO deixa alguns conselhos sobre a utilização de Parques de Campismo e Caravanismo
Lotação
Neste momento, a utilização dos parques de campismo encontra-se limitada a uma lotação máxima de 2/3 relativa à área legalmente fixada do parque. A entrada e saída dos utentes será controlada mediante a entrega de um cartão de controlo numerado.

Qui, 2020-08-06 10:08

É no momento da desgraça que a gente se habitua à verdade, quer dizer, ao silêncio”
“Albert Camus in a Peste”
O mundo todo está com os olhos postos no Covid-19. O vírus, que alastra por todas as latitudes, toca-nos profundamente, desde os mais conscientes e informados, aos que se preocupam com o seu bem estar momentâneo. As probabilidades do seu crescimento, e dai a necessidade de nos mantermos distantes e, optar por medidas de precaução, a quem aproveita os dias de afastamento do mundo laboral para, inconscientemente, ir até à praia.

Qui, 2020-08-06 10:04

bras que se vão fazendo na cidade de Bragança, nos últimos tempos. Algumas, importantes e necessárias como o prolongamento da Circular Exterior até à Zona Industrial das Cantarias. Outras, ainda, necessárias, para comodidade dos transeuntes e residentes como o aplanamento e repavimentação de ruas e passeios e a melhoria de jardins

Qui, 2020-08-06 10:01

Vem aí mais dinheiro, da União Europeia. Muito mais e com uma larguíssima fatia a fundo perdido. Esta característica tem uma relevância enorme porque com financiamento total e integral a capacidade financeira de cada município deixa de ter qualquer relevância. Já não importa a dimensão nem a folga orçamental nem tão pouco a capacidade de endividamento. Veja-se, a título de exemplo o que acontece em ciência onde os projetos nacionais e da União Europeia são, normalmente, na sua totalidade suportados pelas entidades financiadoras.

Qui, 2020-08-06 10:00

O terceiro e último mês do verão meteorológico segue a toda velocidade, já estamos a apenas 25 dias da chegada do outono para a meteorologia, que arrancará a 1 de setembro.
Muito, muito calor é o que sentimos hoje em toda a região. Uma nova irrupção de ar quente e seco proveniente do norte de África chegou ao nordeste transmontano, fazendo disparar os termómetros nos últimos dias, tocando teto hoje, com Mirandela a chegar aos 42ºC, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Miranda do Douro aos 38ºC, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo aos 39ºC, Vinhais aos 36ºC, etc.

Qui, 2020-08-06 09:59

Alguém escreveu que “a forma como uma sociedade trata os seus animais nos indica o seu grau de desenvolvimento cultural”. Segundo notícias divulgadas pela imprensa, o dono de um canil impedia a entrada na sua propriedade vedada com uma rede às pessoas que pretendiam salvar os cães que aí tinha à sua guarda e que estavam a ser dizimados por um incêndio. Populares cortaram as redes e invadiram o canil para salvar os animais.

Qui, 2020-08-06 09:59

Domingo, dia 02 de agosto, o Papa Francisco lançou um alerta. “Espero que, com o compromisso convergente de todos os líderes políticos e económicos, o trabalho seja relançado: sem trabalho, as famílias e a sociedade não podem seguir em frente. Vamos rezar por isto, porque é e será um problema do pós-pandemia”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus, citado pela agência Ecclesia.
"Perante centenas de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco manifestou a sua preocupação com “a pobreza, a falta de trabalho”.

Qui, 2020-08-06 09:58

Tive a feliz sorte de só ter vivido 12 anos em ditadura e de ter conhecido a liberdade redentora quando ainda era criança. Foi um tempo de profunda mudança nos hábitos e costumes, desde a simples relação entre as pessoas às oportunidades que se abriram com a conquista da democracia, pela qual tantos tombaram.
Por isso, as primeiras eleições livres para eleger a Assembleia com mandato para a redação da Lei Fundamental da República tiveram uma afluência às urnas que assinalava o grito libertador de todos aqueles que, num silêncio de 48 anos, tinham calado as suas vozes.

Qui, 2020-07-30 10:37

Abuso de direito e abuso do poder

Qui, 2020-07-30 10:34

Estamos prestes a “fechar” o segundo mês do verão meteorológico, julho é segundo as normais climatológicas o mês mais seco e quente do ano e, em linhas gerais, 2020 não fugiu da regra, embora haja exceções, vejamos:

Qui, 2020-07-30 10:30

Embora este ano num contexto diferente, eis-nos de novo a viver mais um nosso muito “querido mês de Agosto”, durante o qual os muitos dos transmontanos emigrados, regressam ao seu torrão natal para gozar as ansiadas e merecidas férias de Verão. Como nunca, neste terrível 2020, e pelas razões por todos bem conhecidas, há muito tempo que contávamos os dias, as horas e até os minutos que iam faltando para o regresso a casa de todos os que nos são queridos e, à medida que se aproximavam os dias da chegada, os corações batiam cada vez mais apressados, e as saudades apertavam cada vez mais.

Qui, 2020-07-30 10:27

Durante o período de confinamento, como aconteceu certamente com a maioria das pessoas, tive a oportunidade de pôr em dia muita da oferta cinematográfica que o quotidiano (normal) nos impede de consumir com a regularidade que desejaríamos.

Qui, 2020-07-30 10:25