A opinião de ...

Toca o telefone …
- Olá Pe. Hérmino, como vai o Senhor?
- Viva Sr. Capelão, estou deitado, na maca da diálise.
- Será então que podemos falar hoje um pouco mais sobre as confissões? Pois ainda temos que dizer e, como dizia “Ludwig Wittgenstein”, que “o que se pode dizer pode ser dito claramente. E aquilo de que não se pode falar tem de ficar no silêncio”. E, nós só "contamos o milagre, não revelamos o nome do santo".

Qui, 2021-04-15 10:50

Se o hino nacional fosse composto hoje, seria este o seu primeiro verso, porque seria muito difícil para o seu autor ignorar as vergonhas e as misérias postas a nu pelo gigantesco terramoto que, na tarde do passado dia nove do corrente e com epicentro no campus da justiça de Lisboa, afundou perigosamente os pilares e as grandes referências da democracia.

Qui, 2021-04-15 10:40

Tal como vos indiquei no último artigo, o mês de março de 2021, em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês quente, em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.

Qui, 2021-04-15 10:39

A tarifa social de energia é efetivamente importante, pois, é um apoio social que consiste num desconto na tarifa de acesso às redes de eletricidade em baixa tensão, que compõe o preço final faturado ao consumidor. Desde 2016 que o acesso à tarifa social da energia elétrica passou a ser realizado através de um mecanismo automático.
Quais as condições para beneficiar da tarifa social?
Eletricidade:

Qui, 2021-04-15 10:20

(continuação da edição anterior)

Qui, 2021-04-15 10:10

A gravidade e dimensão da pandemia, este ataque que não distingue etnias, crenças, nacionalidade, história, e começa por isso a atingir povos e criar fronteiras, vai acentuando uma nova distinção das gerações, como que avaliando as limitadas capacidades de prevenção ou cura pela separação das idades, dando especial desatenção ao que, para recordar antigas prosas, podemos chamar “geração grisalha”.

Qui, 2021-04-15 10:03

O contributo pessoal não é despiciendo na construção de uma sociedade democrática fundada na promoção da justiça, do bem comum e da dignidade da pessoa, na vida pessoal e familiar e no mundo do trabalho, da educação, da cultura, enfim, nos diversos âmbitos do existir humano.

Qui, 2021-04-15 09:56

“Almas sien marcos i sien raias, las lhénguas son speilhos de l anfenito.”
Claude Hagège, Halte a a mort des langue

Qui, 2021-04-15 09:54

esperança de que a felicidade vai chegar um dia, não haverá caminho, por mais difícil de percorrer, que não pareça amaciar os perigos que nele nos espreitam. E então, sem desistirmos, iremos, pouco a pouco, encurtar a lonjura que nos separa desse bem-estar, tal como o caminhante que, perdido na escuridão, retoma as forças e se sente reviver, quando ao longe, avista um pontinho de luz que, mesmo a lucilar, lhe leva a certeza de que segue pelo caminho certo.

Qui, 2021-04-15 09:43

Depois de um período de certa acalmia no distrito de Bragança na sequência do confinamento decretado pelo Governo devido à pandemia do novo coronavírus, com o Nordeste Transmontano a ficar quase livre de casos ativos da doença (chegaram a ser dez na semana passada).
No entanto, esta semana trouxe um aumento exponencial do número de casos novos, associados ao crescente desconfinamento mas, também, à chegada à região de pessoas vindas de fora (de outros ponto do país e do estrangeiro).

Qui, 2021-04-15 09:40

Um dos exercícios mais complicados da atualidade é prefigurar como será o mundo pós-pandemia, sem que nos limitemos a projetar os nossos temores ou desejos momentâneos, mais grosseiros ou mais elevados, mas sim descrevendo e interpretando as tendências que se desenham nas sociedades humanas dentro de um processo histórico maior.
De outra forma, cada um tratará de ver nesta situação a mera confirmação das suas crenças e expetativas, por mais contraditórias ou insustentáveis que se afigurem.

Qui, 2021-04-08 16:05

Olá Pe. Hérmino, como vai o Senhor?
- Olá Capelão! Não vou, estou sentado. De que queres falar hoje?

Qui, 2021-04-08 10:29

Nas últimas semanas, o tema da venda de seis barragens (i) pela EDP tem sido amplamente analisado e discutido na Comunicação Social (ii), debatendo as presumidas ilegalidade e fuga aos impostos por parte da EDP.

Qui, 2021-04-08 10:18

Há um ano era proclamado, em Portugal, o primeiro Estado de Emergência da nossa Democracia. Perante um inimigo terrível, invisível e dramaticamente eficaz, surgiu entre todos, sem quaisquer exceções, dignas de monta, um consenso sobre a necessidade de recorrer a todas as armas disponíveis para fazer frente a tão poderosa ameaça. Esta união e consenso, à volta da defesa, perante a ameaça, justificavam-se por causa do terror com que éramos fustigados, todos, por igual. Mas, com o andar do tempo desfez-se a unanimidade precisamente porque o primeiro dos pressupostos não se manteve.

Qui, 2021-04-08 09:52

Sem retirar uma vírgula que seja ao meu comentário publicado na página 11 da edição 3825 do “Mensageiro de Bragança”, com o título “Porque é Necessário, Urgente, eficaz e Seguro – VACINAR É PRECISO”, pela importância do assunto, pela atualidade e pertinência de algumas questões que me foram postas durante estes últimos dias, para tentar esclarecer algumas das dúvidas que mais preocupam um grande número de pessoas, mesmo, correndo o risco de me fazer repetir, pareceu-me pertinente voltar ao assunto da vacinação e, resumidamente, tentar dar-lhes a resposta possível.

Qui, 2021-04-08 09:45

A Global Money Week celebrou-se de 22 a 28 de março, com diversas atividades desenvolvidas a nível mundial. No decorrer dessa semana a DECOJovem participou com aulas abertas todos os dias da semana com escolas de várias zonas do país. Este ano o tema foi “Cuida de ti, Cuida do teu dinheiro” contou com mais de 600 alunos e 23 escolas de todo o país e o objetivo foi alertar e consciencializar os mais novos para a importância de economizar para o futuro e aprender a gerir o dinheiro com sabedoria.

Qui, 2021-04-08 09:44

A conceituada The Economist tal como milhões de pessoas e milhares de revistas do género estão preocupadas com o futuro, por assim ser dedicam tempo e estudo de forma a fundamentarem previsões acerca desse mesmo futuro, porque se o futuro pertence a Deus, crentes e não crentes acham acertado, tal como os milenaristas e gente de todas as épocas, escolas filosóficas, crenças, sem esquecer os charlatães de vários graus e nichos de mercado se não têm possibilidades de enunciarem as linhas mestras do porvir, gostariam de ficar na História na galeria dos grandes visionários, penso no português Ba

Qui, 2021-04-08 09:44

RASI 2020 foi entregue na Assembleia da República no dia 31 de Março, conforme determina a lei ficando disponível para consulta (https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22). No dia anterior foi analisado em reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, na sequência da qual foram tornadas públicas as suas principais conclusões em declarações dos ministros da Administração Interna e da Justiça.
Das conclusões do Relatório, ressaltam as seguintes:

Qui, 2021-04-08 09:30

Gostava de convidar o leitor na humildade desta minha reflexão, a redescobrir o perdão na sua dimensão espiritual e no alcance vital, curativo e renovador que ele contempla.

Qui, 2021-04-08 09:29

A Páscoa é, para os Cristão, a celebração mais importante por assinalar a Ressurreição de Jesus Cristo.
Por tradição, o Papa faz a bênção Urbi et Orbi e o mundo escuta com atenção.
Pouco mais de um ano depois de o mundo ter acordado para uma nova realidade fruto do novo coronavírus, o Papa, uma das vozes mais sonantes no mundo atual, não deixou passar, como noutras ocasiões, a oportunidade para assinalar aquilo que considera serem injustiças e desequilíbrios na sociedade.

Qui, 2021-04-08 09:28

Assinaturas MDB