Nordeste Transmontano

Distrito com 5400 projetos aprovados no PRR que representam 218 milhões de investimento

Publicado por Glória Lopes em Qui, 01/08/2026 - 10:51

O distrito de Bragança conseguiu aprovação para 5400 projetos, que envolvem um montante global que ultrapassa os 218 milhões de euros aportados aos 12 municípios, segundo o relatório de monotorização da aplicação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), datado de dezembro de 2025.
Do total dos projetos aprovados no PRR, 2241 destinam-se a investimento na área das qualificações e competências, com um montante de 31,5 milhões de euros.
O setor da eficiência energética em edifícios, contou com 1197 projetos aprovados e um valor de 2,8 milhões de euros de apoio.
A componente REPowerEU- apoio à transição energética contou com 871 projetos aprovados no valor de 3,5 milhões de euros. Dois projetos relacionados com infraestruturas têm alocados 55 milhões de euros, nomeadamente para habitação (34 milhões de euros), para executar 81 projetos. Já o Serviço Nacional de Saúde conta com 40 projetos aprovados pelo PRR, que representa um investimento de 12 milhões de euros, boa parte desse dinheiro foi gasto em obras no Hospital de Bragança. Também contempladas pelos fundos PRR foram as respostas sociais, que apresentaram 245 projetos, que equivalem a 15 milhões de euros.
No setor privado as empresas do distrito aprovaram 611 projetos, o que representa um apoio financeiro de 10,6 milhões de euros. Na área do investimento e inovação, houve 26 projetos aprovados no valor de 20,6 milhões. O relatório refere ainda 17 projetos na área da descarbonização industrial com um total de 1,6 milhões de euros e 34 projetos na área florestal com 22 milhões de euros. Na cultura receberam luz verde 11 projetos, com financiamento de quatro milhões de euros e 13 projetos na componente da administração pública digital, com 2,3 milhões, mais seis projetos para a área da bioeconomia com um valor total de 1,7 milhões de euros. Até dezembro apenas 49% do valor captado tinha sido pago, o que equivale a uma tranche de cerca de 95 milhões de euros.

Assinaturas MDB