Miranda do Douro

Museu da Terra de Miranda reabriu após quatro anos encerrado ao público

Publicado por Francisco Pinto em 15-10-2026 10:48

O Museu da Terra de Miranda (MTM), em Miranda do Douro, reabriu ao público no sábado em ambiente de festa após quatro encerrado para obras de ampliação requalificação que custaram no seu global 2,4 milhões de euros, que foram repartidos por obras de construção civil e arranjo do espaço expositivo e financiados pelo PRR.

Por seu lado, o secretário de Estado da Cultura da Cultura, Alberto Santos, que presidiu à sessão oficial da reabertura do MTM disse durante a cerimónia, que a reabertura do museu é muito representativa porque neste espaço se encontra algo de muito importante que são as suas tradições, os seus ofícios e a língua mirandesa que foram preservadas na imensidão das Arribas do Douro.

“É uma satisfação muito grande para a Terra de Miranda, para Trás-os-Montes e sobretudo para Portugal podermos contar com mais este museu, agora renovado, ao serviço da nossa cultura. Este museu vai ajudar a contar a idiossincrasia que esta terra tem, através dos seus elementos culturais, como é sua língua, que foi e é cultivada por muita gente e não desapareceu e que aqui também ganha um novo folgo”, destacou o governante.

Alberto Santos destacou ainda, que a leitura do tempo passa pelos ofícios e tradições e que os museus ajudam a contar toda essa história.
Já Alexandre Pais, presidente do Conselho de Administração da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal destacou a importância a intervenção feita no MTM e demonstrando gratidão ao município de Miranda do Douro e ao Património Cultural I.P. pelo trabalho desenvolvido em colaboração com equipa deste museu para a concretização desta obra.

“O MTM é para nós estratégico, porque pensamos nela como um museu do território que está confinado a um espaço geográfico, mas este museu é muito mais do que isso. Ao ser um museu que trabalha o mirandês e os seus testemunhos e por isso um museu de todo o espaço portugueses”, vincou.

Para este responsável, o MTM assinala, o novo percurso valoriza o património material e imaterial e coloca no centro não apenas os objetos, mas também as pessoas, as vozes, os saberes e as práticas que lhes dão significado.

“A língua e o território, a história, as artes e os ofícios, o espaço doméstico, os trajes, a dança e a música são alguns dos temas que integram esta nova experiência”, acrescentou.

Já a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, explicou que valeu a pena esperar estes quatro anos, porque há um espaço totalmente renovado, que vai ser devolvido aos mirandeses e ao público em geral.

“Este remodelado equipamento será um potenciador da cultura e do turismo em Miranda do Douro e do território. Através deste museu podemos mostrar Miranda ao resto do mundo”, frisou a autarca.

A diretora do MTM, Celina Pinto, explicou que a gastronomia, a cutelaria, a tanoaria, as tradições religiosas e populares e o próprio território são alguns dos temas que integram o novo percurso museológico.

“A estes junta-se uma dimensão fundamental da identidade local: a língua mirandesa, que surge como língua principal da nova experiência do Museu, que se torna assim no primeiro espaço museológico de Portugal onde convivem o português e o mirandês”, sublinhou.

A nova abordagem museológica inclui experiências que convidam a ouvir, tocar e experimentar, reforçando a ligação entre o museu, o território e as suas comunidades através das novas tecnologias de comunicação e interação.

As obras de ampliação e beneficiação do MTM, que eram uma ambição bem antiga dos mirandeses, foram iniciadas em 17 de dezembro de 2022.

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve