Manuel Diogo Cordeiro

O crescimento das cidades em altura

Durante séculos, os elevadores foram engenhos rudimentares, pouco seguros e reservados para usos muito específicos. Graças a Elisha Otis (1811-1861) esta realidade mudou drasticamente.
A grande inovação de Otis não foi o elevador, mas o sistema de segurança que inventou em 1853. Até então havia um receio evidente: se o cabo que sustenta a cabine se partisse esta entraria em queda livre, isto é, cairia apenas sob a ação da força gravítica. Em Física, significa que a velocidade iria aumentar rapidamente durante a queda, tornando o impacto inevitavelmente fatal.


A Matemática escondida nas lentes oftálmicas

Compreender como o olho humano forma imagens é essencial para criar tecnologias que melhorem a nossa visão, desde as simples armações até às lentes de contacto mais avançadas. Para esta parceria, entre saúde e ciência, a Matemática contribui ativamente.
Na área da oftalmologia destaca-se o médico sueco Gullstrand (1862-1930), autodidata em geometria diferencial, que revolucionou o estudo da visão. O seu contributo abriu caminho a inovações que nos permitem ver melhor o mundo e, como tal, foi distinguido com o Prémio Nobel em 1911.


O tubo mágico que previa o tempo

Muito antes das previsões meteorológicas baseadas em dados recolhidos por satélites e de aplicações no telemóvel, os marinheiros confiavam num curioso dispositivo para prever o estado do tempo, denominado barómetro de tempestade, ou storm glass. À primeira vista, parecia um simples cilindro de vidro, selado e cheio de um líquido transparente. Contudo, a forma como o líquido permanecia límpido, turvava ou cristalizava, permitia prever a ocorrência de sol, chuva, nevoeiro ou tempestade.


O vidro que nos protege

Quando olhamos através do para-brisas de um automóvel raramente pensamos na ciência e engenharia que o tornaram tão seguro e funcional. À primeira vista parece uma simples superfície transparente mas o vidro, que nos separa do vento, da chuva, etc., resulta de um século de inovação tecnológica.


Petricor: o doce aroma da terra renovada

No início do outono, com os dias ainda solarengos e as noites já frias, aproximam-se as primeiras chuvas da estação. Nestes dias de chuva pouco intensa, há um odor inconfundível, emanado pela terra, originado pelo petricor. Este é muito mais do que uma fragrância: é a expressão natural da terra que se reinventa e nos acolhe. É um perfume etéreo que desperta memórias e sentimentos agradáveis.


O LASER: a luz que mudou o mundo

O LASER, acrónimo em Inglês de “Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação”, revolucionou a ciência, a tecnologia e a vida quotidiana. Este consiste num dispositivo que emite um feixe de luz coerente com apenas uma cor e uma direção.
Para contextualizar, imagine uma pedra largada em águas paradas. Quando colide com a água provoca ondas que se propagam em todas as direções. Se a pedra for largada de uma altura maior, a amplitude (altura) das ondas também vai ser maior. As ondas de luz têm características parecidas.


Assinaturas MDB