Armando Fernandes

 

 

O macho do Má Cara

Julgo que o senhor cuja alcunha era o «Má Cara» teria como apelido Gonçalves, exercia a profissão de carroceiro levando e trazendo encomendas da Estação de Caminho de Ferro emparceirando com outros colegas, sem esquecer as pequenas encomendas reservadas aos marçanos alvo de sórdida exploração pelos comerciantes amassadores de fortunas e, ainda, o Belisário dono de voz de socarrão aguardentada logo pela manhã.


Cultura

São centenas as definições de cultura? Serão milhares? Não sei. Contento-me com os Ensaios do notável T.S. Eliot, com as matrizes criticas em A Ideia de Cultura de Terry Eagleton, A Cultura Inculta de Allan Bloom e a sóbria e penetrante síntese sobra a Cultura do meu saudoso Mestre Padre Manuel Antunes.


Futebolândia

Passada a pueril paixão assolapada pelo futebol, que como desafortunadamente sei provoca desvarios e desilusões, procurei perceber o fenómeno da irracionalidade dessa paixão no respeitante ao desporto-rei enquadrado no conceito de alienação tão caro a, filósofos, sociólogos, historiadores do talante de Johan Huizinga, George Simmel, Norbert Elias e Roger Caillois, cito estas importantes figuras do pensamento Ocidental na justa medida de as suas obras me terem possibilitado aceder a um maior e mais distinto entendimento dos pressupostos emocionais das paixões assolapadas que tantas vezes aca


Rosnadelas

Os leitores façam o favor de desculpar o «disparatado» título desta crónica longe do cânone da educação recebida em casa e na Escola Primária da Estação debaixo dos auspícios da saudosa Mestra Dona Aninhas Castro.


O sindicalismo hoje

Longe vão os tempos em que sindicalistas aprovaram um documento que ficou conhecido como Carta de Amiens, no qual exigiam jornada de trabalho de oito horas, aumento de salários, completa independência dos partidos políticos e do Estado. Estávamos no ano de 1906.


Apesar de…

Apesar da degradação ética e moral de instituições pilares do regime democrático português (justiça, forças armadas, forças de segurança, funcionalismo público) …
Apesar de deterioração moral, ética e cultural da classe política representada no Parlamento e Autarquias …
Apesar da manifesta incompetência de vários serviços públicos (faça-se uma ronda pelas repartições públicas) e serviços de apoio aos cidadãos…
Apesar do degradante exemplo das adiposidades financeiras obtidas de modo estilo Ladrão de Casaca (v/filme) por Vale Azevedo, João Rendeiro e tutti-quanti…


Desejos e realidades

A conceituada The Economist tal como milhões de pessoas e milhares de revistas do género estão preocupadas com o futuro, por assim ser dedicam tempo e estudo de forma a fundamentarem previsões acerca desse mesmo futuro, porque se o futuro pertence a Deus, crentes e não crentes acham acertado, tal como os milenaristas e gente de todas as épocas, escolas filosóficas, crenças, sem esquecer os charlatães de vários graus e nichos de mercado se não têm possibilidades de enunciarem as linhas mestras do porvir, gostariam de ficar na História na galeria dos grandes visionários, penso no português Ba


Angola é nossa gritarei…

Há 60 anos o colete-de-forças da ânsia pela independência de Angola rasgou-se de modo violento violando, destroçando, mutilando e matando de modo hediondo crianças, mulheres e homens em virtude do ditador Salazar não ter compreendido os ventos da História, menos ainda a luta de guerras independentistas por toda a África e Ásia.


Assinaturas MDB