Edite Estrela

A Singularidade de Florbela

Florbela Espanca nasceu a 8 de dezembro de 1894 em Vila Viçosa. Morreu em 1930, também a 8 de dezembro, em Matosinhos, em casa do último marido, o médico Mário Lage. E foi ainda a 8 de dezembro que casou pela primeira vez, tinha ela 19 anos. E, hoje, 8 de dezembro, quando ela faria 125 anos, participei na Biblioteca Municipal de Matosinhos, Biblioteca Florbela Espanca, num debate com a historiadora Irene Pimentel, moderado pelo jornalista Sérgio Almeida, subordinado ao tema “Florbela, um destino amargo”.


Um Homem de Confiança

Nos questionários de verão de jornais e revistas, há perguntas recorrentes. Quais as qualidades que mais admira no homem ou na mulher (consoante o género do interpelado)? Qual a personalidade que mais admira? Com quem gostaria de sair à noite? Que livros leva para férias? E outras de idêntico teor.


A difícil relação entre jornalismo e a política

A relação entre jornalismo e política esteve em debate na Assembleia da República, em conferência promovida pelos professores Rita Figueiras, Paula do Espírito Santo e Joaquim Paulo Serra e subordinada ao tema «O Jornalismo Político em Portugal». Coube-me a subida honra de, em representação do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, fazer a intervenção de abertura.


Artur Pimentel, memórias e saudade

A notícia inesperada apanhou-me em Moimenta da Beira, ao chegar ao Centro de Formação da Associação de Escolas do Douro e Távora, onde ia falar de “nacionalismos e autonomias”. “Faleceu o Dr. Pimentel” – dizia o Rui Matias ao telefone. Fiquei em estado de choque. Para me recompor, refugiei-me no dever e adiei o sofrer. Perder um amigo, é como perder uma parte de nós.


A Guerra da Desinformação

Volto ao tema da circulação de conteúdos falsos e factos alternativos que estão a minar a democracia. A guerra da desinformação é real e devastadora. Não tem fronteiras nem regras, é barata e gera milhões. A extrema-direita europeia, onde pontificam a francesa Marine Le Pen e a italiana Giorgia Meloni, bombardeia as redes sociais com mensagens extremistas de desinformação que são replicadas por milhões de pessoas em diferentes línguas.


O mundo novo das fake news

Notícias falsas, vídeos manipulados, campanhas coordenadas de desinformação para manipular a opinião pública são fenómenos preocupantes. A caixa de Pandora está aberta. A cada vinte minutos, são trocadas 2,7 milhões de mensagens no Facebook. Sabendo que informações falsas têm um potencial viral seis vezes maior do que o de uma informação real, como podemos garantir que o estado de direito seja mantido no mundo digital?


Quando a cultura é mais

A Assembleia da República aprovou na generalidade o Orçamento do Estado (OE) para 2019. Segue-se o debate na especialidade e a sua aprovação global no fim de novembro. Este quarto OE, o último desta legislatura, consolida e reforça o caminho iniciado em 2016.