Jorge Olímpio Bento

Prova dos factos e dos nove

Os factos são a verdadeira prova dos nove. A sua análise exige, pois, radicalidade. O resto é chover no molhado e fantasiar na superfície onde não se assume a responsabilidade, se encobrem as causas e empurram as culpas para as vítimas.
O campo da política está fértil para a extrema-direita. Esta não precisa de plantar nada; limita-se a colher o que foi plantado e semeado, nas últimas décadas, pelos detentores do leme e do rumo da governança:
• Adoção do neoliberalismo como credo ideológico e político, único e exclusivo;


Significado de ‘Católico’

Como é sabido, o Papa Francisco atraiu o ódio de muitos que se dizem católicos, inclusive alguns com vestes sacerdotais, episcopais e cardinalícias. Mas… qual o desvio doutrinal praticado por ele? Tentou apenas repor a observância do sentido ‘católico’ da Igreja! Ora os odientos ignoram ou simulam ignorar o teor da sua filiação religiosa.


Globalização: mudança radical

O modelo de globalização, praticado nas décadas transatas, jaz no leito de morte. Não precisamos de Marx ou de outro filósofo, embora o seu olhar nos desse muito jeito, para perceber o enredo. Não é Trump o causador da crise; quando muito, ele assestou uma estocada que parece fatal. As contradições avolumaram-se e atingiram um ponto de rotura. A ganância da acumulação de capital levou a cortar os direitos de quem trabalha e a exportar empresas e indústrias para paragens onde era mais fácil explorar a mão-de-obra barata.


Assinaturas MDB