“Março marceja, pela manhã chove e à tarde calmeja
Já é primavera! Como assim primavera? Não começa apenas no dia 20? Também… Passo a explicar, ao contrário das estações astronómicas que se iniciam nos dias em que ocorrem os solstícios e equinócios e que regem a nossa vida quotidiana. Em meteorologia as estações são agrupadas em meses atendendo às suas características meteorológicas e foram assim definidas de modo a facilitar o estudo estatístico sazonal do clima, assim em meteorologia o inverno prolonga-se desde o dia 1 de dezembro até 28 de fevereiro e a primavera arrancou no passado dia 1 de março e durará até ao dia 31 de maio e por aí adiante.
Como foi o último mês de inverno meteorológico na nossa região? Apesar de ainda não termos o relatório mensal do IPMA e segundo os dados disponibilizados podemos concluir que o mês foi quente e muito chuvoso, vejamos:
A estação meteorológica de Bragança registou em fevereiro 173.9mm de precipitação, quando a média para o período é de apenas 75mm, ou seja choveu mais do dobro do que seria “normal”, precipitação muito bem distribuída temporalmente, preciosa para reforçar os nossos aquíferos e nascentes e para impulsionar a renovação de vegetação do meio natural nas próximas semanas. No que toca às temperaturas, os dados são claros, as mínimas em apenas 3 dias registaram valores próximos de 0ºC e apenas no dia 23 houve registo de temperatura negativa (-1.6ºC), quando às temperaturas máximas, apenas entre os dias 4 e 9 estiveram abaixo dos valores médios para o período, no restante mês estiveram na média ou bem acima da média, creio que foi percetível para todos que de facto praticamente não existiu frio, nem houve praticamente registo de geadas.
As chuvas abundantes das últimas semanas refletem-se na bacia do Douro e nas principais albufeiras da região, em termos globais a bacia do Douro apresenta uma percentagem de volume armazenado de 88.9%, muito acima dos valores médios dos últimos anos que se fixa nos 71.8%, olhando o detalhe das albufeiras, temos o Azibo com 95% com 51660 dam3 e o Baixo Sabor com 93% com 1023000 dam3, dados a 22.02.2021.
As previsões de largo prazo apontam para um março com temperaturas acima e precipitação abaixo da média não apenas na nossa região mas praticamente e todo o território continental, no curto prazo não espero grande alterações no estado do tempo na nossa região, continuaremos com tempo em geral estável, temperaturas amenas, mínimas entre os 2 e os 6ºC e máximas entre os 13 a 16ºC.
Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de todas as informações na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes - Portugal.