Polo de Inovação Agrícola vai ser criado na Quinta do Valongo
Já estão em andamento as obras para a instalação de um Polo de Inovação Agrícola na Quinta do Valongo, em Mirandela, uma propriedade com cerca de 80 hectares, da ex-Direção Regional de Agricultura.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) é a entidade gestora deste investimento de 1,3 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que deve estar concluído ainda antes do Verão do próximo ano. “Temos a vontade de criar três polos de inovação mais adequados aos tempos de hoje e aos desafios de hoje, que é o polo de Vairão, em Vila do Conde, o polo de Santa Bárbara, em São João da Pesqueira e, precisamente, o polo da Quinta do Valongo, em Mirandela”, revelou ao Mensageiro o Vice-Presidente da CCDRN para as áreas da Agricultura e Pescas. “Desde a passada segunda-feira que temos em curso obras na Quinta de Valongo para que o polo possa, dentro de breve, estar ao serviço dos agricultores da região”, confirma Paulo Ramalho.
O investimento prevê a requalificação de edifícios, a aquisição de equipamentos laboratoriais, instalação de sistemas de rega, plantação de vinha e aquisição de maquinaria e alfaias agrícolas. “Vamos reabilitar tudo o que lá está, vamos ter um laboratório mais moderno e vamos, acima de tudo, dar vida àquele polo e, portanto, estou convencido que, dentro de seis, sete meses, estará já pronto e ao serviço da agricultura e do conhecimento científico, para que nós possamos trazer mais valor aqui à região”, acrescenta.
