Bragança

Feira das Cantarinhas terá este ano mais expositores e mais animação

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 04/16/2026 - 09:45

A Feira das Cantarinhas, de Bragança, que se realiza de 01 a 03 de maio, teve este ano mais procura de expositores junto da organização, a cargo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISB), em parceria com a Câmara Municipal.

O evento reúne cerca de 400 feirantes ao longo dos três dias, espalhados por vários pontos da cidade, e será complementado com a realização da 38.ª edição da Feira do Artesanato, na Praça Camões (de 28 de abril a 03 de maio), de uma Feira de Stoks do Comércio Local (09 e 10 de maio) e pela realização da Meia Maratona das Cantarinhas (10 de maio).

"Não sei se isto tem a ver com a crise económica que está a instalar, mas os feirantes estão à procura de vir para cá. Temos imensa gente em lista de espera para todas as ruas, mesmo para a zona da roupa e do calçado", revelou Anabela Anjos, Secretária Geral da ACISB.

A presidente da Câmara de Bragança, Isabel Ferreira, enalteceu o facto de, este ano, a feira se espalhar por mais artérias do centro da cidade.

"As novidades passam, desde logo, por mais artesãos e mais expositores nas feiras. Depois, a questão do espaço, pois vamos utilizar de forma livre a Avenida João da Cruz nos dois sentidos, sem estarmos condicionados com a circulação de trânsito. É algo que este Executivo tem estado a pensar, que é em alguns momentos restringir a circulação automóvel no centro histórico", adiantou a autarca.

Outra novidade prende-se com a animação musical, prevista para a Praça Cavaleiro Ferreira, junto ao tribunal, a partir do final da tarde de sábado (02 de maio), com artistas locais. "E o papel do artesanato é um papel determinante na identidade do concelho de Bragança. E a história das cantarinhas vai muito mais além da cidade. Portanto, é também uma homenagem que fazemos a quem tem preservado estas artes, estes saberes tradicionais, e cativar também os mais jovens para que possam aprender essas técnicas e que contribuam para a sua preservação. E fazer eventos à volta destes ícones é também preservar essa tradição. E o artesanato hoje em dia, que também pode ser conjugado com práticas mais inovadoras, é uma forma também de empreendedorismo económico e que é importante também para Bragança", sublinhou.

A animação para os mais novos está prevista para o parque do Eixo Atlântico.

O investimento do município ronda os 80 mil euros.

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve