Nordeste Transmontano

Duas pontes submersas em Mirandela

Publicado por AGR em Ter, 01/27/2026 - 16:27

As pontes de Miradeses e a ponte de Mosteiró, ambas no concelho de Mirandela, encontram-se já submersas pela subida do caudal dos rios Rabaçal e Tuela, e encontram-se encerradas ao trânsito, informou o Município, em comunicado.

"O Município informa que, na sequência do elevado caudal dos rios, a Ponte de Miradeses e a Ponte de Mosteiró encontram-se submersas, estando interdita a circulação pedonal e rodoviária nestas travessias", lê-se.

Por precaução e motivos de segurança, será igualmente interdita a circulação na Ponte de Frechas, de forma preventiva.

"O Serviço Municipal de Proteção Civil encontra-se no terreno, a acompanhar permanentemente a situação, procedendo à colocação de vedações e sinalização informativa, com o objetivo de salvaguardar pessoas e bens", diz ainda o município mirandelense, que deixou um apelo à população:

"Apela-se à população para que respeite rigorosamente as indicações das autoridades, não ultrapasse as vedações e utilize percursos alternativos", frisou o Município.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Mirandela recomenda:
▶ 𝗡𝗮̃𝗼 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲𝘀𝘀𝗮𝗿 𝘇𝗼𝗻𝗮𝘀 𝗶𝗻𝘂𝗻𝗱𝗮𝗱𝗮𝘀, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
▶ Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, 𝗿𝗲𝘁𝗶𝗿𝗮𝗿 𝗼𝘀 𝗮𝗻𝗶𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗲 𝗼𝘀 𝗲𝗾𝘂𝗶𝗽𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗮𝗴𝗿𝗶́𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀;
▶ 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗮𝘁𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗮̀𝘀 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗺𝗲𝘁𝗲𝗼𝗿𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗮 𝗲 𝗮̀𝘀 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 da Proteção Civil e Forças de Segurança.
O Município continuará a monitorizar a evolução da situação e prestará novas informações sempre que se justifique.

Assinaturas MDB