Mirandela

Deputado municipal da CDU entende que regulamento da Estação das Artes fecha a porta ao plano de mobilidade do Tua

Publicado por Fernando Pires em Qui, 04/23/2026 - 09:31

A CDU de Mirandela considera que a recente aprovação, na Assembleia Municipal, do regulamento de utilização da Estação das Artes do Mirandela, antiga estação da CP, apresentado pelo executivo liderado por Vítor Correia, é um “claro sinal de aceitação da dissolução do Plano de Mobilidade do Tua”, bem como do “incumprimento da Declaração de Impacto Ambiental que previa a reposição da ligação ferroviária entre Brunheda e Mirandela”.

A CDU alega que este regulamento coloca de fora a vocação ferroviária desta estação porque não prevê que o comboio possa fazer paragem nesta estação. O Presidente da Câmara diz que esta visão não faz qualquer sentido.

Jorge Humberto Fernandes, único eleito da CDU na Assembleia Municipal, começa por ressalvar que nada tem contra o equipamento, bem pelo contrário, a reabilitação da Estação Ferroviária “permitiu a preservação patrimonial da estação mais notável da linha do Tua, e elogia o esforço em manter a sua identidade que resultou na recriação de um espaço com grande potencial de utilização”, diz.

No entanto, entende que com este regulamento, fica de fora a vocação ferroviária da estação, porque “não prevê o uso da gare e cais exterior, zona de receção e acolhimento para este fim, bem como não prevê que o comboio do Plano de Mobilidade do Tua possa fazer paragem nesta estação, ou que os passageiros possam comparar aqui os seus bilhetes”, adverte.

Foi neste enquadramento que a CDU solicitou a retirada deste regulamento, para que a componente ferroviária fosse incluída, mas que não foi aceite.
Jorge Humberto vai mais longe e considera que a aprovação deste regulamento deixa claro que o executivo socialista e os membros da Assembleia Municipal que votaram a favor “aceitam que o Plano de Moblidade já não venha a ser implementado.”

Na reação, o Presidente do Município diz que estas críticas do deputado municipal da CDU “não fazem qualquer sentido” e nega que o regulamento venha a ser entrave à implementação do plano de mobilidade do Tua. “Nesse aspeto, nós fizemos a nossa parte que foi reabilitar a estação e está preparada para receber os turistas, porque até está lá instalado o posto de turismo”, sublinha Vítor Correia.

O autarca garante que o executivo “continua a exigir junto da tutela que a mobilidade seja uma realidade” e reitera que esta visão do deputado da CDU foi “demasiado estreita”.

Diga-se que, na última reunião da Assembleia Municipal, a CDU solicitou a retirada deste regulamento, para que a componente ferroviária fosse incluída. Contudo, acabou por ser votado e teve o acolhimento de todos os membros daquele órgão autárquico, exceto do deputado municipal da CDU.
Jorge Humberto acrescenta não ter ficado nada agradado com a postura do presidente da Assembleia Municipal. “Recusou o direito regimental em proferir uma declaração de voto sobre esta matéria”.

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve