Nordeste Transmontano

Municípios de Bragança e Mirandela estudam introdução de câmaras de vigilância em pontos mais críticos

Publicado por AGR em Qui, 03/13/2025 - 09:29

As autarquias de Bragança e Mirandela estão a estudar a introdução de câmaras de vigilância em alguns pontos mais críticos e inseguros das duas cidades.

A revelação foi feita pelo presidente da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, durante um discurso na cerimónia de comemoração dos 149 anos do Comando Distrital de Bragança da PSP.

“Bragança é uma cidade com bons índices de segurança. Mas há uma situação que dura há anos, com foco em artérias que incluem a zona histórica, Avenida Sá Carneiro ou Parque Urbano do Fervença (zona Polis). Posso dizer que é rara a noite em que ou floreiras, ou semáforos, ou postes, ou caixotes do lixo não são vandalizados. Isso faz milhares e milhares de euros de prejuízo no erário público”, afirmou Paulo Xavier aos jornalistas, à margem da sessão.

Já decorreu mesmo uma reunião, há cerca de um mês, para avaliar a forma de avançar com o projeto.

“Estamos a trabalhar nesse sentido. Efetivamente, a videovigilância é um sistema que dá segurança às pessoas, permite recolha de prova muito mais fiável e terá impacto muito positivo no exercício da justiça. Há prova, as pessoas são identificadas, são levadas à justiça e a prova material está consolidada e é muito mais fácil tomar uma decisão. Aqui será, claramente, pioneiro”, sublinhou o novo Comandante distrital, Rui Rocha e Silva.

“Estamos a auscultar as autarquias para percebermos os sentimos de insegurança que as autarquias nos possam reportar”, anunciou.

O acordo está praticamente fechado.

De acordo com o comandante da PSP, neste momento “ficam a faltar apenas questões técnicas para a instalação das câmaras”. Para já ainda não há prazo para a concretização do projeto.

“Depende da aquisição dos equipamentos, a cargo das autarquias”, explicou. Segundo Paulo Xavier, o aumento de preços tem dificultado os procedimentos para a aquisição.

Assinaturas MDB