Miranda do Douro

Aprovados do parlamento 100 mil euros para a proteção da língua e cultura mirandesa

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2022-11-30 09:27

O Livre viu aprovada uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado(OE) que prevê medidas de proteção e promoção da língua mirandesa e a criação de uma “unidade orgânica própria”, num total até 100 mil euros.
A proposta apresentada pelo deputado único do Livre, Rui Tavares, e aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, prevê que, durante o próximo ano, o Governo, “após um processo de consulta envolvendo a autarquia de Miranda do Douro, a Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa (ALCM) e as escolas com ensino de mirandês, defina e operacionalize estratégias de proteção e promoção da língua mirandesa como língua viva, promovendo a criação de uma unidade orgânica própria”.
A iniciativa, escrita em português e mirandês, foi votada por pontos, tendo este sido aprovado com os votos favoráveis de todos os partidos, à exceção da Iniciativa Liberal, que se absteve.
O ponto que prevê uma dotação orçamental específica para financiamento destas medidas, num montante até 100 mil euros, mereceu a abstenção de Iniciativa Liberal e PSD, e os votos favoráveis dos restantes.
Já os deputados do PS eleitos por Bragança, Sobrinho Teixeira e Berta Nunes, aprovaram a proposta do Livre, bem como todo o grupo parlamentar socialista.
“O Livre apresentou esta proposta para a região [Nordeste Transmontano], e o que nos parece a nós, é que faz todo sentido. Os deputados eleitos pelo PS pelo distrito de Bragança, em conjunto com o Governo, fizeram todo um trabalho para que a proposta fosse aprovada”, disse ao Mensageiro Sobrinho Teixeira.
O parlamentar disse ainda, “que esta proposta agora aprovada vai fazer com que o mirandês seja uma língua viva”.

Assinaturas MDB