Nordeste Transmontano

Bragança ficou a apenas duas horas de Madrid

Publicado por AGR em Qui, 2021-07-29 12:14

Bragança ficou, desde a passada quinta-feira, mais perto da capital espanhola do que da própria capital de Portugal, depois de ter sido inaugurada a estação do AVE, o comboio de alta velocidade espanhol, em Puebla de Sanábria, a cerca de 40 quilómetros da capital de distrito.

Uma obra que sofreu cerca de dois anos de atraso mas que permite chegar, agora, à capital do reino vizinho em cerca de duas horas.
"Representa um conjunto de oportunidades para o território, porque os empresários do Norte do país têm aqui um corredor alternativo que lhes permite colocar as mercadorias no centro da Europa e rapidamente.

Por outro lado, temos a capacidade de captar novos fluxos turísticos, através de um meio de transporte rápido e cómodo", frisou o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, presente na inauguração.

O autarca brigantino aponta, ainda, um fator de benefício para os espanhóis. "Temos um aeródromo com uma ligação aérea à capital portuguesa e ao sul do país e pode permitir a chegada de turistas espanhóis rumo ao sul de Portugal", frisou.

Estrada para a Sanábria ganha urgência

Por isso, "tendo em conta esta distância que percorremos tão rapidamente, percebemos bem a importância deste tipo de transporte". "Pena é que do lado português o plano ferroviário não esteja devidamente pensado e planeado e Bragança não figure nele. Se houvesse ligação a Espanha, estaríamos numa verdadeira rede ibérica", lamentou Hernâni Dias.

Daí que o presidente do município de Bragança defenda a urgência de construir uma ligação entre Bragança e a Puebla de Sanábria, com capacidade para o fluxo de mercadorias.

O projeto já existe, está orçado em 58 mulhões de euros (34 do lado português e 24 do lado espanhol), já com IVA.

O projeto está inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência, pelo que a obra terá de estar concluída até final de 2025, num traçado de via rápida.
Hernâni Dias já reuniu com o Ministro das Infraestruturas e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR-N), a quem fez saber que a autarquia até pode ajudar na concretização do projeto desde que haja suporte financeiro do Governo.

"Estamos disponíveis para podermos ajudar a este processo, assumimos algumas responsabilidades na sua execução, desde que haja o respetivo pacote financeiro devidamente associado a uma construção desta envergadura", frisou o autarca brigantino, em declarações ao Mensageiro de Bragança.

"Já temos o estudo prévio, feito pelos espanhóis. Estamos com vontade que consigamos concretizar esta infraestrutura", reforçou.
Nesta altura já é possível ir e vir no mesmo dia a Madrid, pois o primeiro comboio parte da Puebla de Sanábria às 9h15 da manhã, saindo de Madrid o último às 19h45.

Ao todo, haverá quatro comboios a passar diariamente em cada sentido, para percorrer os cerca de 400 quilómetros que separam Bragança de Madrid.

O preço do bilhete começa nos 24 euros e depende da altura em que a reserva for feita, como nas viagens de avião.

Esta ligação faz parte da linha das Rias Baixas, que liga a capital espanhola a Ourense, na Galiza.

Haverá, também, uma estação localizada na Gudiña, próxima de Vinhais.

Assinaturas MDB