FUTEBOL

Abel Pereira é o substituto de Miguel Alminhas no comando técnico do SC Mirandela

Publicado por Fernando Pires em Ter, 02/17/2026 - 18:53

Menos de 24 horas depois de Miguel Alminhas ter deixado de ser o treinador do Sport Clube Mirandela, a direção do clube alvinegro anuncia, numa nota escrita no seu canal de comunicação, ter chegado a acordo com Abel Pereira para orientar o plantel transmontano nas últimas oito jornadas da série A do Campeonato de Portugal.

Ao que apurámos, o novo técnico já vai orientar, esta tarde, o treino com o plantel que prepara a visita ao terreno do líder - o Grupo Desportivo de Bragança - no próximo domingo.

Abel Pereira, natural de Alijó, tem 35 anos e vai fazer a sua estreia como treinador principal de futebol “com ambição, conhecimento e a determinação de contribuir para o sucesso do nosso clube”, acrescenta o comunicado do clube que, este ano, comemora o seu centenário, a 10 de junho.

Abel Pereira, é ex‑jogador, foi formado no Boavista e no Benfica, representou ainda Gondomar SC, CD Fátima, CD Tondela, CD Mafra, Casa Pia, Torreense, Varzim, Oriental, Vila Real, Murça e Doxa (Chipre).

É a escolha da direção liderada por Carlos Correia para ainda tentar evitar uma nova descida ao distrital de Bragança. Atualmente, o SC Mirandela ocupa o 10º lugar (zona de despromoção), com 22 pontos, estando a dois pontos de Chaves B e Tirsense que ocupam os lugares imediatamente acima da linha de água.

Recorde-se que, ontem à noite, o clube anunciou ter chegado a acordo com o treinador Miguel Alminhas para a rescisão do contrato, “com efeito imediato”. O treinador de 42 anos durou apenas 17 dias e dois jogos no cargo. Tinha sido apresentado no dia 30 de janeiro, substituindo Rafael Pinheiro que apresentou a demissão após a derrota em casa frente ao Vilaverdense.

Miguel Alminhas orientou a equipa em duas partidas, sofrendo outras tantas derrotas: fora frente ao Celoricense (1-3) e, no domingo, em casa, frente ao Ribeira Brava (0-1).

A equipa alvinegra vem de um ciclo de quatro derrotas consecutivas. Já não vence desde 10 de janeiro (jornada 14), quando derrotou o Machico, por 2-0, e na altura ocupava o terceiro lugar com 22 pontos, precisamente os mesmos pontos que tem agora, mas já em zona de descida.

Assinaturas MDB