Diocese de Bragança-Miranda

Saudação ao Bispo Eleito / Auxiliar de Braga

Publicado por Mons. Adelino Paes em Sex, 2022-10-07 11:36

No XXI aniversário da dedicação da Catedral, a Diocese de Bragança-Miranda rejubila de alegria e sente-se profundamente honrada pelo facto de, nesta solenidade, ser anunciada a eleição para o ministério episcopal de mais um sacerdote do seu dedicado Presbitério Diocesano.
O Papa Francisco acaba de tornar pública a eleição do Rev.do Padre Delfim Jorge Esteves Gomes para o episcopado, nomeando-o como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga. Acolhemos com profunda e exuberante alegria tão gratificante notícia, se bem que também nos traz um sentimento de tristeza pela sua partida de entre nós e pela lacuna que o Padre Delfim deixa em aberto na pastoral diocesana de Bragança-Miranda.
Felicitamos, de coração, o novo Bispo, Dom Delfim Jorge, pela sua eleição para tão nobre como árduo ministério, fazendo votos e orando para que se configure, cada dia e cada vez mais, com o Bom e Belo Pastor que veio e deu a Sua vida a fim de que todos tenham vida.
A Mãe e Senhora da Assunção será sempre a estrela que, do alto do cabeço, continuamente brilhará para iluminar o seu caminho de pastor e mestre da Fé.
Agradecemos ao eleito, toda a dedicação e entrega ao serviço desta nossa Diocese, durante 33 anos de sacerdócio, desde o seminário à paroquialidade que foi só uma (vila e concelho de Vila Flor), a pastoral juvenil e escolar, a vigararia episcopal do clero, a Casa Pastoral aberta a todos e o múnus de Arcipreste de Moncorvo. Em tudo deixa a marca de um sacerdócio fecundo, dinâmico, alegre e totalmente doado à causa do Evangelho.
Felicitamos a Arquidiocese Bracarense, na pessoa do nosso Arcebispo Metropolita, pelo novo Bispo Auxiliar que agora lhe é enviado pelo Santo Padre.
Dom Delfim Jorge vem aproximar ainda mais ambas as Diocese. A Bracarense Arquidiocese e a sufragânea Diocese de Bragança-Miranda, que de Braga provém, estão agora mais ligadas, vivendo uma maior comunhão e proximidade.
Disponível para caminhar com todos, Dom Delfim Jorge terá sempre presentas as palavras do Bispo de Hipona: “cristão convosco e Bispo para vós.” Queira Deus confirmar todo o bem que nele começou!
Felicitamos, por fim, o dedicado Presbitério Diocesano de Bragança-Miranda pelo novo Bispo que agora é enviado à Arquidiocese Mater e ao qual auguramos profícuo ministério episcopal.

Bragança, 7 de outubro de 2022.

Monsenhor Adelino Paes
Administrador Diocesano

 

Assinaturas MDB