Bragança-Miranda assinala “Semana Nacional da Cáritas” com várias iniciativas
A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda envolve-se, uma vez mais, nesta Semana Nacional e apresenta um conjunto diversificado de iniciativas, em Mogadouro e Bragança, nomeadamente: um simulacro, jogos, conferências, feiras, celebrações intergeracionais, o tradicional peditório de rua, e dois momentos musicais.
Assim, no domingo, 13 de março, às 11h00, na igreja matriz de Mogadouro, terá lugar a abertura solene da Semana com uma Eucaristia.
Na segunda-feira, 14 de março, às 17h30, está previsto o Fórum “Apoio Psicológico e Intervenção em Crise” no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.
No dia seguinte, ao início da tarde, vão decorrer jogos ao ar livre com os idosos do Centro de Dia, no Parque Eixo Atlântico. Pelas 14h30, na sede da Cáritas, terá lugar uma sessão de informação sobre lei laboral. É destinada à comunidade migrante apoiada pela Cáritas e será orientada pela Autoridade para as Condições do Trabalho.
Ao final da tarde, às 18h00, o Grupo Coordenador Diocesano de Emergências e Catástrofes será acionado para um simulacro.
Na quarta-feira à tarde, na sede da instituição, estão previstas mais duas atividades: uma ação de acompanhamento aos beneficiários do Programa Operacional de apoio às pessoas mais carenciadas, e uma pequena Feira Solidária. À noite, às 21h00, a plataforma “Jovens Sem Sofá” orienta uma “Lectio Divina”, na Igreja dos Santos Mártires.
A quinta-feira, dia 17, será dedicada às gerações que constituem a família Cáritas. Idosos e crianças participam na Celebração Eucarística, ao ar livre, no parque da instituição. Será às 15h00.
O dia de sexta-feira começa com a presença na feira municipal, onde estará montada uma banca solidária. Segue-se, às 10h00, um atelier sensorial para seniores, na sala snoezelen. À noite, a partir das 20h30, todos são convidados a assistir à peça de teatro “O Amor que transforma”, no salão nobre da Escola Secundária Emídio Garcia.
A manhã de sábado começa com uma Caminhada Solidária na Praça Cavaleiro de Ferreira, às 09h30. Segue-se, às 10h00, um concerto solidário “MoviCanta Bébé” para pais e crianças, no Museu Abade de Baçal.
No domingo, dia 20, terá lugar uma Eucaristia solene, às 18h00, na Catedral, à qual preside o Pe. José Bento Soares, responsável pela instituição.
Tal como sucede nos anos anteriores, em paralelo às atividades, decorre o habitual peditório público, entre os dias 18 e 20 de março. Será levado a cabo pelos voluntários, um pouco por toda a Diocese. O valor angariado destina-se a apoiar famílias carenciadas.
Este ano, a Cáritas Diocesana vai mais longe e prolonga as atividades públicas até ao dia 22, terça-feira.
Assim, na manhã de segunda-feira, 21 de março, as crianças das respostas sociais da Cáritas assinalam o Dia Mundial da Árvore com a plantação de uma oliveira no terreno onde irá nascer a nova “Casa Cáritas” de Bragança-Miranda.
Na terça-feira à noite, às 20h30, na Catedral, serão apresentados os vídeos do concurso “Partilha”. Meia hora mais tarde terá lugar um Concerto de órgão de tubos em homenagem aos antigos dirigentes da Cáritas Diocesana, Sr. Abílio Frias e Prof.ª Joaquina Ramos, falecidos recentemente.