Bragança

A arte saiu à rua e deu nova vida à aldeia de Paçó de Rio Frio

Publicado por AGR em Qui, 2024-10-10 09:55

“Veio dar nova vida à aldeia... e de que maneira...”, dizia o presidente da Junta de Freguesia, Adriano Ferreira. O caso não era para menos. Afinal, durante o fim de semana, Paçó de Rio Frio, em Bragança, parecia ter viajado no tempo umas boas décadas, com a animação que se juntou e tomou conta dos poucos habitantes que resistem.
Preservar a memória da aldeia de Paçó de Rio Frio, no concelho de Bragança e não deixar a aldeia morrer foi o mote para o projeto Tráz-Arte-aos-Montes, iniciado pela artista plástica Fernanda Pereira, filha de um natural da aldeia mas que cresceu fora da região.
“Tive a ideia de trazer arte à aldeia onde raramente chega desta forma. É um projeto humanista e direcionado para as pessoas que não têm acesso a eventos deste género”, começou por explicar Fernanda Pereira, mentora do projeto.
“O meu pai era daqui. Vivi sempre no estrangeiro. Gosto muito de falar com as pessoas e de as ouvir. Ouvia as pessoas dizerem que era uma aldeia triste. A ideia nasceu assim, de forma muito espontânea.
Como sou uma apaixonada por arte achei que a arte poderia fazer bem às pessoas”, explicou.

Assinaturas MDB