Diocese

Agentes pastorais em formação

Publicado por SDCS em Qui, 2023-09-21 09:58

O próximo ano litúrgico-pastoral tem início no I Domingo do Advento. Até lá, os agentes pastorais diocesanos apostam na formação e reciclagem de conhecimentos.

De 4 a 7 de setembro teve lugar, em Fátima, o 47’ Encontro nacional de Pastoral Litúrgica, no qual participaram algumas Servas Franciscanas, e um sacerdote.

Em Viseu, de 4 a 9, decorreu o retiro da comunidade do Seminário Interdiocesano de S. José, e na semana seguinte, em Bragança, o Cónego Manuel da Costa (Arquidiocese de Braga) orientou o retiro anual do clero diocesano, no qual participaram 11 padres e 7 diáconos permanentes.

Esta quinta-feira, em Fátima, começam as Jornadas Nacionais da Comunicação Social, onde estão presentes os diretores do Secretariado diocesano das Comunicações Sociais (SDCS) e do jornal diocesano “Mensageiro de Bragança”, sendo que este último também participa num encontro de trabalho da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã.

No sábado, 23, vai decorrer um encontro de formação para mais de 110 catequistas, em Macedo de Cavaleiros. É promovido pelo renovado Secretariado diocesano da Catequese e conta com a presença de D. António Moiteiro e de D. Nuno Almeida.

Entre 28 de setembro e 1 de outubro, os Padres Marianos promovem as Jornadas Culturais de Balsamão, assentes nos temas “Saúde, salvação e vida”.

No dia 30 de setembro, em Bragança, está prevista uma formação do movimento da Mensagem de Fátima.

Em outubro, o Seminário de S. José, em Bragança, acolherá o primeiro encontro de docentes da disciplina de educação moral. Será no dia 4 e é promovido pelo respetivo Secretariado diocesano. No dia seguinte, na Casa Salesiana do Porto, terá lugar mais uma edição anual do “E-vangelizar”, mega encontro de formação pastoral para animadores e catequistas. A nossa Diocese tem por hábito participar e estará representada também por Irene Rodrigues (SDCS) que será formadora num atelier sobre manualidades.

Nos dias 22 e 23 terão lugar, em Fátima, as Jornadas Nacionais de Catequistas, com o tema “Olhar o novo Itinerário - Iniciação à vida cristã: os alicerces da fé”. O secretariado diocesano estará presente com uma comitiva de 30 pessoas.

Assinaturas MDB