Antigo aluno da ESPROARTE sonha ser baterista de referência em Portugal
André Diamantino está a tirar licenciatura em formação musical, integra vários projetos na área e está apostado em conseguir conquistar o seu espaço no mundo da música.
É mais um jovem talento formado na Escola Profissional de Arte (ESPROARTE) de Mirandela. Durante seis anos, a sua formação musical teve como companheiro fiel o violoncelo. “Entrei na escola por influência de um amigo e estudei violoncelo durante seis anos, Os meus pais nunca me quiseram comprar uma bateria para não me desviar daquilo que estava a aprender e ainda bem porque tive os primeiros ensinamentos musicais que foram fundamentais”, conta.
Entretanto, surge a oportunidade de constituir a “Band’Alheira”, um projeto musical que integra vários amigos de Mirandela, e percebe que a sua verdadeira paixão é tocar bateria. “Dei por mim a tocar bateria durante horas, em casa, todos os dias. Percebi que era o meu sonho e decidi ir atrás disto”, afirma.
Posteriormente, André Diamantino vai estudar bateria jazz para o Porto na “Jazz ao Norte”, a primeira escola profissional de jazz acreditada em Portugal e mais tarde entra na ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas) de Castelo Branco, onde está a frequentar a licenciatura em formação musical. Mas a sua intenção é tornar-se baterista profissional. “Podia ter concorrido para percussão, mas não o fiz porque isso englobava outras coisas, como marimbas ou xilofones, e como só estudei bateria jazz e era o que gostava e decidi vir para este curso”, adianta.