International Tourism Congress, pela primeira vez, em Trás-os-Montes
Mirandela recebe nos dias 23, 24 e 25 de novembro o XV International Tourism Congress (ITC), que terá lugar na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança.
O ITC é o encontro científico anual do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), uma unidade de Investigação & Desenvolvimento do subsistema politécnico do ensino superior português, que integra mais de 200 investigadores de 17 instituições (politécnicas e universitárias).
O ITC vem pela primeira vez a Trás-os-Montes apresentar e debater experiências nacionais e internacionais sobre a “Imagem e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos” e contará com a presença do Presidente do Turismo de Portugal e do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte.
Serão apresentadas mais de uma centena de comunicações de investigadores de vários países (Portugal, Espanha, Polónia, Brasil, Reino Unido, Turquia, entre outros) e realizadas quatro sessões plenárias com keynotes de renome internacional, uma excelente oportunidade para divulgar não só a investigação em Turismo realizada no IPB, mas também para dar a conhecer o nosso território.
Os trabalhos submetidos abordam várias temáticas, desde a investigação aplicada à hotelaria, ao planeamento e desenvolvimento turístico, aos eventos, ao termalismo, turismo acessível e inclusivo, turismo rural, a satisfação dos turistas, a co-criação de experiências turísticas, as taxas turísticas, a perceção da população residente em relação ao desenvolvimento turístico, as alterações climáticas, entre outros. Por exemplo, as dinâmicas turísticas dos territórios de baixa densidade fornecerão tópicos de debate relacionados com o Oleoturismo, Gatronomia ou o turismo de natureza onde serão apresentados trabalhos relacionados com percepção ao risco e questões de segurança no turismo outdoor e com a análise do turismo de natureza no Nordeste de Portugal na perspetiva da procura. Concretamente, o objetivo desta última investigação, realizada em co-autoria com professores e investigadores do IPB/CITUR e uma professora de uma universidade Croata, é analisar o turismo de natureza no nordeste de Portugal na perspetiva da procura. Depois de identificado o perfil dos visitantes (turistas e visitantes do dia) com foco nas suas características sociodemográficas, motivações primárias de visita e satisfação, a investigação empírica demonstrou a existência de diferenças na satisfação geral e nas expectativas pré-visita, entre os visitantes que pernoitam (turistas) e os visitantes do dia. Além de contribuir para uma melhor compreensão dos visitantes de natureza no nordeste de Portugal, indiciando que estadias mais longas permitem que os visitantes conheçam as áreas protegidas com mais pormenor, funcionando como fuga ao quotidiano, em termos práticos, esta investigação pode ainda contribuir para as empresas da região atraírem e reterem segmentos de mercado mais específicos, em linha com a gestão sustentável destes territórios.
Márcio Ribeiro Martins, Professor Adjunto do IPB, Co-Chairman ITC’23