Bragança

PS questiona autarquia sobre pagamentos para receber prémios e acusa Hernâni Dias de “enganar” os brigantinos

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-01-26 11:07

A Comissão Política Concelhia de Bragança do Partido Socialista questiona, em comunicado, a presença do Município de Bragança no ‘Ranking dos melhores Municípios para se viver’, que uma reportagem da RTP denunciou que se trata de uma lista que integrou apenas 20 dos 308 municípios e que 12 deles pagaram pela presença e pelos lugares de destaque.

“O PS de Bragança há muito tempo que vinha denunciando, quer na Assembleia Municipal, quer nas reuniões de Câmara, a credibilidade do referido Ranking”, frisa o comunicado, assinado pelo presidente da Concelhia, Lázaro Padrão.

“Assim, o executivo do nosso concelho, de uma forma desavergonhada, usou esta desfaçatez para tirar dividendos políticos fazendo crer que temos um dos Municípios onde melhor se vive”, lê-se ainda.

“Pagar para sermos premiados, numa época em que todos sentimos as dificuldades porque passamos é no mínimo revoltante”, considera o PS de Bragança.

“O erário público deve ser gerido com parcimónia, os impostos dos Brigantinos não podem ser desbaratados para adquirir troféus que são autênticos embustes.

Os Munícipes não podem ser enganados e muito menos ludibriados por falsos e duvidosos estudos que só servem para preencher egos e fazer face a frustrações pessoais.

O presidente da Câmara de Bragança deve, no mínimo, uma explicação aos seus munícipes, porque tirou dividendos políticos ao longo destes anos, em proveito próprio e do partido que o apoia (PSD), enganando e beliscando o brio dos orgulhosos brigantinos”, diz ainda Lázaro Padrão, que termina com um repto:

“Como em tudo na vida, devemos ser sérios em tudo o que fazemos e na política não vale tudo para conseguimos os nossos objetivos. Está na hora de mudar de política e de protagonistas no nosso concelho”, conclui.

Hernâni Dias não respondeu, até ao fecho desta edição, ao contacto do Mensageiro de Bragança.

Mas o assunto já tinha sido levantado na Assembleia Municipal de 16 de dezembro pelo grupo parlamentar do PS.

Na altura, respondendo ao deputado Luís Pires, o presidente da Câmara de Bragança confirmou que o investimento foi de 12500 euros. “Mas o investimento não foi para nos atribuírem prémios, foi para termos um relatório (...), no sentido de fazermos um estudo para percebermos onde temos de intervir para melhorar o que já temos. Isso contribui para a promoção e melhoramento da qualidade de vida”, disse Hernâni Dias.

Nessa Assembleia, o presidente da Câmara frisou que esta iniciativa do Intech “constitui uma ferramenta de marketing promocional para os municípios (...) como fizemos com vídeos promocionais”.

“Pressupôs uma recolha de dados efetivos, que incluía inquéritos telefónicos à população. Também queremos saber como nos posicionamos para podermos melhorar a nossa prestação perante municípios de igual dimensão ou melhores. Foi isto que foi adjudicado”, concluiu Hernâni Dias.

Assinaturas MDB