Bragança Isabel Ferreira esclarece futuro da escola de Izeda
A presidente da Câmara de Bragança, Isabel Ferreira, esclareceu esta sexta-feira que o encerramento da escola de Izeda “não é uma decisão consolidada e definitiva” mas uma situação a ser ponderada.
Em causa a intervenção na Assembleia Municipal desta quinta-feira, em que abordou o futuro daquela escola do concelho de Bragança.
“Quero esclarecer que nunca afirmei que a Escola de Izeda vai encerrar. O que referi na Assembleia Municipal foi que estamos perante uma situação de declínio demográfico muito acentuado, com um número de alunos extremamente reduzido, o que levanta sérias preocupações do ponto de vista pedagógico. O que está em causa não é uma decisão consolidada e definitiva, mas sim a necessidade de avaliarmos, com responsabilidade, qual a melhor solução para os alunos: se permanecerem numa escola com poucos estudantes e limitada na diversidade de experiências educativas, ou se a eventual alternativa do transporte para Bragança poderá garantir melhores condições de aprendizagem e crescimento. Estamos a avaliar todos os cenários, sempre com o foco exclusivo no superior interesse das crianças e das famílias”, sublinhou a autarca brigantina em declarações ao Mensageiro de Bragança.
Isabel Ferreira diz que “importa também recordar que, em executivos anteriores, foi perdida a oportunidade de precaver a situação complexa que hoje existe, possivelmente em articulação com o Município vizinho de Macedo de Cavaleiros, o que poderia ter permitido atrair alunos de freguesias próximas”.
“Atualmente, com a transferência de competências na área da educação para os municípios e com um envelope financeiro diretamente associado ao número de alunos, essa possibilidade deixou de ser viável”, frisou.
Isabel Ferreira esclarece que a situação está a ser avaliada e que, havendo um encerramento, “não será no imediato”.
“Neste momento, estamos a trabalhar em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, analisando dados, projeções e impactos pedagógicos, antes de qualquer decisão. Reforço, por isso, que não existe motivo para qualquer alarmismo, pois é falsa a informação de decisão de encerramento da Escola de Izeda no imediato. Estamos, com transparência, num processo de avaliação séria, responsável e ponderada. A situação é difícil, exige diálogo, bom senso e uma preocupação permanente com o bem-estar e o futuro das crianças”, concluiu.
