Mirandela

Vale de Telhas voltou a recriar a pisa da uva em lagar rupestre

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2024-10-10 09:59

Ano após ano, a junta de freguesia de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela, continua a apostar em reavivar a técnica milenar de produção de vinho em lagar rupestre de origem romana. A recriação das vindimas com lagarada que remonta a técnicas e instrumentos utilizados há 2 mil anos aconteceu, mais uma vez, no passado sábado.
Naquela freguesia, com um património vasto em vestígios da ocupação romana, existem três desses lagares escavados na rocha granítica, um deles público, onde ocorreu a pisa uvas.
Sónia Mota, do executivo da junta, explica que a intenção desta recriação histórica “tem em vista a promoção e preservação da herança patrimonial e cultural da aldeia” e acredita que pode servir para a afirmação de Vale de Telhas como “uma referência” no setor do vinho. “Os vinhos de Trás-os-Montes estão a começar a aparecer, a ficar robustos, temos bons vinhos no concelho e este é um evento para os poder provar, e ao mesmo tempo as pessoas gostam desta recriação e de ostentar estas vestes antigas”, acrescenta.

Assinaturas MDB