XADREZ

Torneio Interescolar "Cidade de Bragança" aumenta participação e promete novidades

Publicado por Guilherme Moutinho em Qui, 2024-05-23 23:27

O Bragança Shopping acolheu, nesta quarta-feira, a décima terceira edição do Torneio Interescolar de Xadrez “Cidade de Bragança”, uma iniciativa organizada pela União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo e pelo Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, com a parceria técnica da Associação de Xadrez de Bragança.

A competição contou com cerca de 80 participantes, um número que superou em larga medida os 56 da edição anterior. O vencedor foi o invicto Elton D’Almeida, em representação do Instituto Politécnico de Bragança, com os restantes lugares do pódio da geral a serem ocupados por João Pires e João Silva, ambos do AE Macedo de Cavaleiros. Já a melhor em femininos foi Neuza Alho.

Nas restantes categorias, João Pires venceu na categoria de Infantis, Rui Chincalece destacou-se na categoria de Iniciados, João Silva conquistou o ouro em Juvenis, e Elton D’Almeida triunfou também na categoria de Juniores.

Para Telmo Afonso, presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a importância deste evento foi validada pelo aumento do número de participantes e promete uma próxima edição com um cariz internacional. “Este torneio é muito importante para manter a tradição do xadrez. Ficámos contentes por termos aumentado o número de participantes e de escolas. É uma competição saudável, que não se restringe ao distrito de Bragança. Participou uma escola de Vila Nova de Foz Côa e, no próximo ano, devemos ter participação ibérica. A Fundação Afonso Henriques já mostrou interesse em estar presente no torneio e tudo indica que vamos ter um intercâmbio com os nossos vizinhos espanhóis.”

Ricardo Batista, em representação da Associação de Xadrez de Bragança, aproveitou a oportunidade para solicitar mais apoios para a modalidade. “Pessoas de todas as idades podem jogar xadrez, desde que haja gosto e vontade. Já existe um clube de xadrez na cidade, o da Escola Arnaldo Pereira. No entanto, não estamos a conseguir avançar com o clube porque precisamos de associados. Faço um apelo para que se juntem ao clube, pois seria muito benéfico para nós.”.

Esta edição contou com a participação dos Agrupamentos Escolares de Izeda, Abade de Baçal, Miguel Torga, Mirandela, Augusto Moreno, Macedo de Cavaleiros, Vila Pouca de Aguiar e Foz Côa, além da EPPU e do IPB.

Foto: UFSSMM

Assinaturas MDB