Médico psiquiatra vence prémio literário Adriano Moreira
Zeferino Venade Ribeiro, médico psiquiatra natural de Viana do Castelo e residente em Braga, venceu a edição deste ano do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira, com o romance “Milagres da Preta”.
Trata-se da primeira obra deste médico, de 61 anos.
“O meu projeto literário, a obra, estava em construção desde 2018, quando visitei a casa do Menino Jesus, em Barcelos, e descobri esta história extraordinária de uma escrava negra que desenvolveu e alavancou um projeto no século XVIII. Tomei conhecimento do prémio no ano passado e achei que o meu romance se enquadrava com os objectivos do prémio, nomeadamente o espaço intercultural da lusófonia e a valorização da língua portuguesa. Resolvi concorrer e fui feliz”, explicou Zeferino Ribeiro, que acalentava a “secreta esperança” de poder ser bem sucedido.
Esta é a história de uma escrava negra, que viveu no primeiro quartel do século XVIII, em Barcelos, ao serviço de um merceeiro. “Era uma mulher com fé e pediu ao seu amo que lhe facultasse a compra de uma estatueta do menino Jesus, que era nem mais nem menos que o menino Jesus de Braga. Começaram a produzir-se milagres. A partir daí, ela começou a desenhar a ambição de construir uma capela para o menino, que desembocou numa obra maior”, explicou.
