Festival Circ’Bô leva as artes circenses a Vilares da Vilariça
Entre 23 e 25 de agosto o Festival Circ’Bô a aldeia de Vilares da Vilariça, em Alfândega da Fé, transforma-se numa enorme tenda de circo natural para receber esta nova iniciativa, com o objetivo de animar e atrair visitantes aos Lagos do Sabor, considerada a 5ª Bio-Região do país.
O novo festival, que é o primeiro de circo contemporâneo no distrito, terá impacto direto também nos municípios de Torre de Moncorvo, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, resulta de uma parceria entre a iLocal (Inteligência Local – Associação para a Regeneração, Desenvolvimento e Governança das Economias Locais) e o INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, com o apoio do Turismo de Portugal. “Esperamos que tenha impacto na aldeia, em primeiro lugar, mas depois na Bio Região e até na região mais alargada, a transmonta”, explicou Filipe Jeremias, responsável pela iLocal.
A ideia não é levar tendas de circo para a aldeia. “O cenário é a própria montanha e o natural. Não pretendemos só importar conhecimento, mas fazer a ligação entre os saberes locais”, vincou Filipe Jeremias.
Este projeto cultural e ambiental, pretende ligar a população local aos artistas de circo contemporâneo, através de residências artísticas para jovens talentos e apresentações artísticas nas paisagens transmontanas para um público-geral alargado nacional e estrangeiro.