Bragança

Dois detidos por incêndio florestal

Publicado por AGR em Sex, 2021-04-16 14:07

O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Bragança, deteve ontem, dia 15 de abril, dois homens de 57 e 61 anos por incêndio florestal, no concelho de Bragança, anunciou aquela força de segurança, em comunicado.

No seguimento de um alerta a dar conta da existência de um incêndio florestal numa aldeia daquele concelho, os elementos do NPA deslocaram-se rapidamente para o local e apuraram que o incêndio teve origem numa queima de sobrantes florestais que se descontrolou, explicou a GNR.

"No decorrer das diligências policiais, apurou-se que o incêndio florestal deflagrou na sequência de uma queima, que não tinha sido previamente comunicada, e que estava a ser realizada sem a adoção das medidas de segurança necessárias, acabando por se estender à vegetação envolvente, consumindo cerca de 450 m² de vegetação, factos que levaram à detenção dos indivíduos", lê-se.

Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Bragança hoje, dia 16 de abril.

A ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Bragança.

A GNR alerta que a realização de queimas e queimadas tem que ser previamente comunicada à autarquia local através de plataforma informática e durante a realização da mesma devem ser adotados todos os cuidados para que decorra em segurança.

A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, na salvaguarda da vida humana e na segurança do património de Portugal e dos portugueses.

A GNR relembra:

As queimas de sobrantes são uma das principais causas de incêndios em Portugal;
Em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia;
Para evitar acidentes, siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

Assinaturas MDB