CICLISMO

David Vivas soma terceiro triunfo consecutivo em Bragança e vence "Superprestígio" (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-07-15 13:19

O ciclista espanhol David Mayo Vivas, da equipa Love Tiles, confirmou o seu favoritismo e somou o terceiro triunfo consecutivo no Bragança Granfondo, neste domingo, completando os exigentes 131 quilómetros, com 2235 metros de acumulado, em 03:34:51 horas.

Após cruzar a meta na sexta edição da prova brigantina, David Vivas destacou a motivação proporcionada pelos ares transmontanos. “É um enorme prazer competir em Bragança, onde a animação ao longo do percurso é constante. É maravilhoso sentir a alegria das pessoas numa terra que já me é muito familiar.”

O pódio masculino ficou completo com Diogo Graça (03:39:19) a alcançar o segundo lugar e Jorge Mariz (03:43:16) a segurar o bronze numa chegada ao sprint, sendo o melhor brigantino em prova.

“Lutei sempre por uma boa classificação, numa prova marcada por um ritmo muito alto e pela dureza, onde a subida de Cidões foi determinante. Este terceiro lugar geral é muito satisfatório,” afirmou Mariz.

Flávia Lopes foi a vencedora geral feminina com o tempo de 04:49:29 horas. “O Bragança Granfondo é bastante duro, mas também fantástico. Quero repetir esta experiência,” afirmou a ciclista do Vasconha BTT Vouzela.

Na prova de Mediofondo (87 quilómetros), Nuno Torres (02:29:44) foi o mais rápido e expressou a sua paixão por Bragança. “Sinto-me orgulhoso por vencer esta prova lindíssima, tendo participado em todas as edições e já vencido noutras três ocasiões. A animação em Bragança torna tudo diferente e espero continuar a repetir estas emoções.”

Entre as mulheres, Elisabete Madeira (03:14:00) deu continuidade ao sucesso obtido na edição anterior. “É um enorme orgulho conseguir o segundo triunfo consecutivo aqui em Bragança. Esta é a recompensa do trabalho realizado ao longo do ano. Como transmontana e flaviense, é muito especial participar nesta prova e aqui é onde sou feliz a pedalar.”

No percurso mais curto (51 quilómetros), Fábio Abreu confirmou o bom momento de forma e segurou a liderança no Minifondo com o tempo de 01:25:53 horas. “É o segundo ano consecutivo a vencer em Bragança, tendo participado em todas as edições realizadas. Adoro pedalar em Bragança e este é um dos meus eventos favoritos. O ambiente é espetacular e para o ano quero alcançar a terceira vitória consecutiva.”

A espanhola Mónica Hernández (01:52:35) não cedeu à concorrência e estreou-se em Bragança da melhor maneira. “Esta é a minha primeira vez em Bragança e sinto-me muito feliz por participar e aproveitar estes eventos para conhecer locais maravilhosos. Foi uma prova árdua e bastante competitiva.”

No rescaldo da prova, Manuel Zeferino, responsável pela Bikeservice e organizador do evento, sublinhou a animação que caracteriza este evento. “Este é um evento especial, com 14 pontos de animação ao longo de um percurso completamente renovado. Este é um evento para manter, reforçando a animação que o caracteriza, onde realço a colaboração espetacular do Município de Bragança e o apoio dos municípios de Vinhais e Macedo de Cavaleiros.”

Paulo Xavier, autarca brigantino, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Esta edição foi um enorme sucesso, com 1300 atletas, de 19 nacionalidades, que puderam usufruir do Granfondo mais animado do mundo. A festa começou no sábado com a participação de cerca de 100 crianças no Granfondo Kids, incentivando os mais novos para a modalidade, além dos 100 participantes na caminhada, cuja receita reverte para a Enzonas. Este é um sucesso de todos, onde Bragança sente um impacto positivo na restauração e hotelaria, esperando que no próximo ano continuemos nesta senda de crescimento.”

A duas jornadas do final da maior competição de ciclismo amador de Portugal, o Troféu Superprestígio, que engloba as melhores classificações ao longo dos seis granfondos nacionais (EuroBEC, Viana do Castelo, Douro, Gerês, Bragança, e Monção e Melgaço), já são conhecidos as camisolas amarelas; com Fábio Abreu, Mónica Hernández, David Mayo, Daniela Pereira, Gonçalo Filipe e Marlene Seara na liderança isolada.

Fotos: Guilherme Moutinho

Foto Pódio: Bragança Granfondo

Assinaturas MDB