Freixo de Espada à Cinta

Covid-19: Direção do Centro Social de Ligares esclarece contornos do surto, que começou fora da instituição

Publicado por AGR em Sáb, 2020-11-14 21:08

A direção do Centro Social Monsenhor Martins, em Ligares, Freixo de Espada à Cinta, esclareceu hoje os contornos do início do surto de covid-19 na instituição, que afeta já 33 utentes e seis colaboradoras.

Comunicado da instituição:
"Dentro desta vaga de Covid-19 e por causa do aumento de casos em Freixo de Espada à Cinta, o primeiro alerta do Centro Social Monsenhor Martins, de Ligares, à Autoridade de Saúde Pública foi dado em 3 de Novembro, quando duas das Funcionárias testaram positivo, ainda que fora do contexto da Instituição – uma delas estava em férias e a outra após quatro dias sem contacto com a Instituição.

Dentro do protocolo seguido pela Delegação de Saúde foram dadas orientações ao Centro para manter sob atenção o surgimento de sintomas suspeitos. Nesse sentido o segundo alerta foi motivado pela cozinheira da Instituição que, depois de alguns sinais indiciadores, fez o teste e, tendo dado positivo, a Delegação de Saúde promoveu testes de pesquisa de antigénio a todos os utentes e colaboradores do Centro Social Monsenhor Martins, no dia 13 de Novembro de 2020. Tais testes confirmaram a infecção por SARS-coV-2 de 33 utentes e 6 colaboradoras.

Nesse mesmo dia, em reunião de emergência com a Delegação de Saúde, a Segurança Social, as Autoridades Autárquicas, a Protecção Civil distrital, a GNR local e a Instituição, foi decidido o envio de uma equipa de intervenção no dia seguinte para proceder à desinfecção das Instalações, à averiguação do estado de saúde dos infetados e os procedimentos a seguir para garantir o maior bem-estar de todos, a sua segurança e um confinamento que os possa restabelecer.

Desde o primeiro momento as responsáveis da Instituição se prontificaram, com todos os meios ao seu alcance, para colaborar com as Autoridades de Saúde no sentido de debelar este surto de infeção e propiciar o maior cuidado aos utentes e seus familiares os quais, de imediato, receberam as informações necessárias sobre a situação.

A Direção do Centro Social Monsenhor Martins agradece à Delegação de Saúde, à Segurança Social e às demais Autoridades intervenientes neste processo todo o apoio, estímulo e orientação que estão a majorar o nosso penhorado esforço para minimizar os efeitos deste surto."

Assinaturas MDB