Nordeste Transmontano

Covid-19: 49 casos novos, 105 recuperados e duas mortes

Publicado por AGR/FP/FP em Qua, 2020-11-11 22:20

As autoridades de saúde do distrito de Bragança registaram, nas últimas 24 horas, 49 casos positivos ao novo coronavírus, em dez dos 12 concelhos do distrito.

Por outro lado, foram 105 os pacientes dados como recuperados, havendo ainda duas mortes a lamentar, uma de um utente da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, que estava internado no hospital de Bragança, e outra de um paciente de Alfândega da Fé.

Os casos positivos de hoje tiveram a seguinte distribuição:

em Alfândega da Fé

28 em Bragança

1 em Freixo de Espada à Cinta

em Macedo de Cavaleiros

6 em Mirandela 

em Mogadouro

1 em Torre de Moncorvo

em Vila Flor

1 em Vimioso

3 em Vinhais

 

Já a distribuição dos 105 doentes recuperados é a seguinte:

10 em Alfândega da Fé

30 em Bragança

em Carrazeda de Ansiães

em Freixo de Espada à Cinta

20 em Macedo de Cavaleiros

em Miranda do Douro

em Mirandela

16 em Mogadouro

em Torre de Moncorvo

em Vila Flor

em Vinhais

 

Se na zona de Vinhais e Macedo o surto diz respeito à campanha da castanha, em Bragança está identificado um pequeno surto no hospital, com duas auxiliares e pelo menos três doentes infetados.

No entanto, o que mais preocupa as autoridades é o surto que afeta dezenas de estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, que tem já dezenas de positivos. A identificação destes casos começou na Escola de Saúde, entre os estudantes que iriam começar estágio. Entretanto, começaram a ser identificados vários casos de alunos oriundos de zonas onde a infeção está disseminada na comunidade, como o Vale do Ave ou o Vale do Tâmega e Sousa (Penafiel, Lousada, etc).

“A maioria dos casos são exteriores à instituição, vieram de fora para dentro”, explicava esta tarde, ao Mensageiro de Bragança, o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

Em Mirandela, um infantário foi encerrado após três casos positivos.

Assim, Bragança, com 230 casos, continua a ser o concelho mais afetado. Segue-se Mirandela, com 77, Macedo, com 67, Mogadouro, com 60, Vila Flor, com 49, Freixo, com 44, Moncorvo, com 30, Miranda, com 28, Alfândega da Fé, com 24, Vinhais, com 12; Carrazeda, com 11 e Vimioso, com quatro.

Nesta altura, segundo o relatório de hoje das autoridades de saúde, há 636 casos com doença ativa dos 2160 que resultaram positivo desde o início da pandemia.

Desses, 1463 já recuperaram e 61 faleceram (faltam pelo menos oito utentes da Santa Casa de Bragança falecidos).

Assinaturas MDB