Caretos de Podence em destaque na nova novela da Sic ‘A Promessa’
Estreia esta noite a nova novela da Sic, A Promessa, que conta no elenco com os Caretos de Podence, classificados como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Alguns episódios da telenovela foram gravados em abril na aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, terra dos caretos conhecidos internacionalmente.
Na localidade há uma grande expectativa em torno da telenovela que confere ainda mais mediatismo ao Entrudo Chocalheiro. O presidente da Associação Caretos de Podence, António Carneiro, reconheceu “o enorme orgulho” que é para os caretos participar na novela e fazer parte do enredo inspirado nos rituais do Entrudo Chocalheiro, o Carnaval que catapultou a localidade a nível internacional. “Para nós significa o reconhecimento e a notoriedade que a tradição dos caretos possui. A marca Caretos de Podence tornou -se um símbolo nacional, com um mediatismo cada vez mais sustentado”, contou ao Mensageiro.
Por seu lado, o presidente da União das Freguesias de Podence e Santa Combinha, João Alves, está muito satisfeito com mais este patamar alcançado pelos caretos e com a projeção que a novela poderá conferir. “Espero que contribua para trazer mais visitantes à nossa aldeia. É inegável que os caretos são um dos símbolos de Portugal e são identificativos da nossa terra em muitos países. A nossa ambição é que sejam um símbolo nacional, já temos as cores da bandeira nacional (vermelho, verde e amarelo)”, referiu o autarca.
O Município de Macedo de Cavaleiros publicou na sua página no Facebook que os Caretos de Podence são “os embaixadores de Trás-os-Montes, que continuam a
levar o nome do território pelos quatro cantos do mundo”.
A 36ª da Sic foi produzida pela SP Televisão parte da adaptação de ‘Zalim Istanbul’, novela turca, que foi reescrita e adaptada para Portugal por Inês Gomes e Cândida Ribeiro, com direção de Jorge Queiroga.