Bombeiros e proteção civil apoiam utentes da Santa Casa da Misericórdia
Cerca de uma centena de utentes beneficiários do serviço de apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro estão esta quarta-feira a ser apoiados com auxílio a viaturas todo-o-terreno dos bombeiros e proteção civil.
O provedor desta instituição, João Henriques, disse que a SCMM teve de recorrer ao apoio dos bombeiros e da proteção civil municipal para dar assistência a cerca de 100 utentes espalhados pelos 756 quilómetros quadrados do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança.
“Tivemos de recorrer às viaturas dos bombeiros e proteção civil, porque as estradas estão condicionadas, para assim poder servir os nossos utentes dependentes do serviço de apoio domiciliário”, indicou.
O provedor disse ainda que muitos funcionários da instituição não estão a conseguir chegar aos seus postos de trabalho devido à neve que começou a cair ao início da manhã.
Já o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, apelou à colaboração de todos, no sentido de reforçar a vigilância intracomunitária, verificar vizinhos, pessoas isoladas ou fragilizadas e solicitar apoio em caso de necessidade.
O autarca acrescentou que no terreno está toda maquinaria pesada como motoniveladoras, máquinas retroescavadoras, camiões e carrinhas todo-o-terreno, a que se juntam algumas dezenas de funcionários municipais.
Também os bombeiros de Mogadouro mobilizaram para o terreno limpa-neves.
No concelho vizinho de Miranda do Douro, a autarca, Helena Barril, disse que o ponto mais crítico do concelho é a zona da raia, onde a Viatura de Emergência Médica e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está com dificuldades em chegar para prestar auxílio a uma emergência na aldeia de Paradela.
“Os bombeiros, GNR e Proteção Civil Municipal estão em coordenação para resolver as situações mais extremas”, indicou.
A neve começou a cair no Planalto Mirandês ao início da manhã desta quarta-feira.
