Autarquia apresenta estratégia para tornar Alfândega da Fé um destino gastronómico
No próximo dia 22 de janeiro vai realizar-se o lançamento do projeto “Alfândega da Fé à Mesa”. Uma iniciativa do Município que pretende tornar Alfândega da Fé num destino gastronómico de excelência e atrair mais visitantes a este concelho de Trás-os-Montes.
A ideia foi testada no ano passado, durante a Festa da Cereja. Nos dias do certame, foi apresentada uma imagem uniformizada das tasquinhas e com menus a incluírem alguns dos pratos típicos obrigatórios para os restaurantes aderentes. Os pratos à base de produtos regionais, como o cabrito, o borrego, as Sopas das Segadas os enchidos e os azeites de Alfândega da Fé vão ser obrigatórios, entre outros que fazem parte da cozinha regional e local. A novidade é que os menus vão ter que ter uma opção para vegetarianos, confeccionada também com produtos locais.
A pensar nesta estratégia de dinamização e qualificação da restauração e da gastronomia do concelho, a autarquia elaborou um regulamento que contem as diretrizes do projeto e que será apresentado durante o seu lançamento. O objectivo é definir as regras para a utilização da logomarca “Alfândega da Fé à Mesa”, apostando na qualificação, promoção e divulgação da restauração local. Os restaurantes que aderirem ao projeto vão beneficiar de um incentivo financeiro e da possibilidade de participarem em eventos que autarquia organizar, nomeadamente os fins de semana gastronómicos, que regressam a Alfândega da Fé já este ano, assim como, em todos os principais eventos e festas promovidas pelo Município.
O projeto “Alfândega da Fé à Mesa” conta com a colaboração e parceria do chef Marco Gomes. Este reputado cozinheiro é natural do concelho e está a acompanhar toda a implementação do projeto. O próximo passo vai ser a formação e a definição da estratégia empresarial junto dos restaurantes no cumprimento das regras da adesão e sua dinamização.
A iniciativa de lançamento tem lugar às 16h00, do dia 22 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal, onde será feita uma sugestão do mise-en-place para as mesas dos restaurantes aderentes e degustar alguns dos produtos dos menus “Alfândega da Fé à Mesa”.