Ténis

Tiago Torres, tenista com raízes em Bragança, faz história no Estoril Open

Publicado por AGR em Qui, 07/23/2026 - 09:39

O tenista português Tiago Torres, que tem raízes familiares em Bragança, qualificou-se, esta quarta-feira, para os quartos de final do Millennium Estoril Open, ao derrotar o chileno Alejandro Tabilo, número 29 do mundo, pelos parciais de 6-4 e 6-4.

Atual 427.º classificado do ‘ranking’ ATP, o jogador lisboeta, de 24 anos, protagonizou uma das maiores surpresas da prova ao afastar o terceiro cabeça de série, assegurando a presença portuguesa entre os oito melhores do torneio disputado em terra batida.

Tiago Torres tornou-se, assim, apenas o quarto tenista português a alcançar os quartos de final do Estoril Open. Antes dele, tinham conseguido esse feito João Sousa, em 2018, ano em que conquistou o título, João Domingues, em 2019, e Nuno Borges, nas edições de 2024 e 2025.

A participação do jogador com ligações a Bragança já tinha começado de forma histórica. Na estreia no circuito principal ATP, Torres venceu o georgiano Nikoloz Basilashvili, antigo número 16 mundial, por 6-4 e 6-2. Convidado pela organização, o português conseguiu duas vitórias consecutivas diante de adversários com experiência entre a elite do ténis mundial.

O próximo adversário será o francês Hugo Gaston, 109.º do ‘ranking’ ATP, num encontro marcado para sexta-feira. Em caso de triunfo, Tiago Torres tornar-se-á apenas o segundo português a chegar às meias-finais da competição.

Campeão nacional absoluto em 2025, no Complexo de Ténis do Jamor, Torres regressou recentemente a Portugal, depois de quatro temporadas no ténis universitário norte-americano, ao serviço da Universidade do Texas em San Antonio.

A caminhada no Estoril Open representa o melhor resultado da carreira do tenista português e deverá permitir-lhe uma subida significativa na hierarquia mundial.

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve