Automobilismo - PUB

Seis dicas de manutenção dos travões a que você nem sempre dá importância

Publicado por Redação em Qua, 2020-08-19 14:48

O disco de travão é uma parte importante do sistema de travagem do veículo. Ao aplicar a força de travagem necessária, um carro pode ser parado com segurança a qualquer momento. Essa força gerada é devido à combinação do disco de travão com as pastilhas de travagem.

A transmissão da força de travagem é redirecionada para o cubo da roda através dos discos e pastilhas de travão e daí para os aros. Na travagem, a energia cinética do carro é convertida em calor pelo atrito gerado entre o disco de travão e as pastilhas, isso leva a uma redução da velocidade do veículo.

Num veículo, é feita uma distinção entre travão a tambor e travão a disco. Embora o travão a disco tenha se originado originalmente no mundo do motor e tenha se estabelecido firmemente como travão dianteiro na década de 1960, o travão traseiro é geralmente um travão a tambor.

Conduzir nas ruas requer cuidados mecânicos, mas a maioria dos condutores descura essa etapa, especialmente quando se trata de manter os travões em bom funcionamento.

É comum pensar que só é preciso trocar o óleo com frequência e que no travão só deve pensar quando há um problema ou falha. Devido a essa atitude, muitos acidentes de trânsito acontecem, quando é necessário parar o carro, os travões falham.

Esse problema pode ser evitado com cuidados básicos e preventivos, portanto, aqui estão algumas dicas de como fazer a manutenção do seu sistema de travão.

1. Troque as pastilhas de travão

Pastilhas de travão também são conhecidas como pastilhas de freio, é essa peça que permitem a fricção com o disco de freio e fazem o carro frear ou parar. Com o tempo, a superfície desgasta ou fica esmaltada e perde sua aderência. O objectivo da manutenção do travão é verificar essas condições e sempre que não for adequado é recomendável alterá-las. Orientação sobre o tempo de troca de peças está disponível, mas pode variar dependendo do tempo de direcção do carro.

2. Mantenha seus travões em oficinas confiáveis

Não opte por fazer o serviço com um mecânico que não tenha referência ou uma pessoa sem os conhecimentos técnicos necessários só porque o preço é mais acessível. Devido à falta de experiência, essas pessoas podem não realizar a inspecção e manutenção adequadas. Sempre que você verificar o veículo, procure lojas de boa reputação que estejam vinculadas à montadora ou que sejam de boa reputação e ofereçam garantias. O profissional precisa saber o que está fazendo e ter conhecimento suficiente para saber quando é a hora de trocar uma peça e como isso deve ser feito para garantir a segurança.

3. Não moa os discos

Se o disco de travão apresentar algum problema, a melhor opção é sempre trocá-lo, principalmente se estiver com algum tipo de trinca. Nesse caso, se for rectificar, isso só pode agravar a situação e tornar a parte ainda mais irregular. Quando os componentes do sistema de travagem apresentam algum problema, devem ser substituídos por novos elementos e nunca tentar restaurá-los, nem mesmo considerando a diferença de valores pequenos.

4. Cuidar do óleo de travão

O óleo de travão é necessário para a transmissão de pressão aos cilindros de freio da roda quando o motorista pressiona o pedal do freio. Quando não tem a quantidade ou viscosidade certa, pode funcionar mal. A cada 30 dias, uma verificação deve ser feita para ver se está no nível correcto e se sua consistência ainda é boa. A recomendação é que a mudança seja feita a cada 10.000 km percorridos, porém, em alguns casos, pode ser necessário antecipar. Existem alguns sinais de que é hora de repor os líquidos, como alterar a altura e a sensibilidade dos pedais. Nesse caso, leve o carro a uma oficina. Segundo o site Turbo, a verificação da qualidade do óleo dos travões, é de extrema importância para uma boa e correta utilização do automóvel, sob pena de, num qualquer momento de necessidade, a travagem não ser tão eficaz, e tudo terminar num acidente.

5. Escolha as peças originais

Ao substituir o sistema e fazer a manutenção das travagens, é necessário saber o tipo de peça que será utilizada. As peças paralelas podem parecer atraentes devido aos preços mais baixos, mas não foram desenvolvidas especificamente para o seu tipo de veículo e não são certificadas pela montadora. O concelho é sempre dar preferência às peças originais, embora um pouco mais caras, pois duram mais e proporcionam um pouco mais de tranquilidade a quem está ao volante.

6. Observe os sinais

Já foi mencionado que alguns sinais podem indicar que é hora de trocar o fluido de travão, mas é possível identificar outros problemas neste sistema através de outras indicações. Além das mudanças nos pedais com eles muito baixos ou duros é possível notar ruídos como ferros e vibrações anormais do volante, mesmo em uma pista regular. Se você perceber esses sinais, nunca deixe de ir ao mecânico especializado para verificar o que está acontecendo com o veículo.

Com informações do Motordoctor

Assinaturas MDB