Diocese

Retiro das Servas Reparadoras

Publicado por Ir. CB em Qui, 2023-03-02 10:36

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, 32 colaboradores das instituições das Servas Franciscanas Reparadoras participaram no retiro que decorreu em Macedo de Cavaleiros, na Casa de Nossa Senhora de Fátima.

O Pe. Jorge Miguel Pinto orientou estes dias de interioridade.

“Das anunciações à Visitação”, foi o caminho proposto. Algumas dinâmicas fizeram parte desta experiência, assim como espaços de oração e de fraternidade que tanto caraterizam o carisma deste Instituto.

Na noite de sexta-feira, iniciou-se com a abordagem à necessidade de parar e à temática geral do retiro. Na manhã de sábado, após a oração da manhã, abordaram-se “anunciações” do Antigo Testamento, pelas quais temos consciência de que Deus está atento e o Povo confia. “Deus está presente, está com o seu povo e vai-lhe concedendo graças. Também na nossa vida, quando paramos, conseguimos ver como Deus se vai fazendo presente.
A passagem de Lc 1, 26-38, iluminou a segunda parte da manhã:

“Na anunciação, Deus transforma Maria em graça. Já não temos um Deus distante, mas Aquele que transforma a nossa vida e vive em nós. Na nossa vida temos momentos que Deus nos concede graças, mas o nosso esforço como cristãos é descobrir que Deus transforma a nossa vida em graça. (…) Só é capaz de amar quem já foi amado. Só é capaz de testemunhar quem já recebeu o testemunho. O desafio é termos esta capacidade de nos sabermos portadores da Graça.

Já pela tarde, antes da eucaristia final do retiro, o Evangelho da Visitação, deu o mote para a reflexão partilhada: “Maria tem estrada para andar. Preenchida pelo amor de Deus, põe-se a caminho. Não vai apenas ela, vai ela com Aquele Deus que agora estava nela. Nós, como colaboradores nas instituições, somos convidados a partilhar, como Maria, aquilo que de melhor temos, o amor transformador de Deus. Devemos passar de meros executores de serviços, a transformadores de vidas, porque transformados por Deus. A nossa poesia escreve-se em vida naqueles com quem nos cruzamos diariamente. Que a nossa vida seja da anunciação à visitação, e hoje, apenas hoje, vou amar.

Assinaturas MDB