Para trocar 122 euros por moeda polaca juiz jubilado precisou de apresentar recibo de vencimento e esperar por aval do Banco de Portugal
Um cidadão de Bragança que cambiou 122 euros para a moeda polaca (Zloty PLN) numa agência em Cascais, ficou indignado porque foi necessário enviar por email cópia de um recibo de vencimento e teve de esperar mais de duas horas pelo aval do Banco de Portugal. “Trata-se de uma pequena quantia, cerca de 500 zloty, que em euros perfaz pouco mais de 122 euros. Estou aqui há mais de duas horas porque a agência aguarda uma espécie de autenticação do Banco de Portugal”, explicou o cidadão, juiz conselheiro jubilado, natural de Bragança, que se identificou ao nosso jornal. “É incompreensível esta situação, uma vez que a quantia é irrisória e que eu entenderia se fosse avultada”, acrescentou o reclamante.
O visado disse não compreender o procedimento demasiado zeloso, por se tratar de “uma quantia reduzida. “Aliás praticamente só dá para as deslocações de táxi do aeroporto para o hotel e vice-versa. Porque tenciono usar o cartão de crédito nos restantes gastos”, afirmou.