“Não tenhas medo, serás pescador de Homens”
Mais do que uma casa ou instituição, o Seminário é causa! O Seminário é uma causa decisiva que diz respeito às famílias, às comunidades cristãs e a cada um de nós. Particularmente aos ouvidos e ao coração das crianças e jovens, ecoam as palavras de Cristo: “Não tenhas medo. Serás pescador de Homens” (Lc 5, 10).
Como instituição, o Seminário foi criação do concílio de Trento (séc. XVI) para a formação de sacerdotes capazes de protagonizar a missão eclesial comunitária: anunciando a Palavra da salvação, celebrando o sacramento da Páscoa de Cristo e testemunhando no espírito do Reino de Deus.
Como causa, o Seminário é a condição com que a família diocesana pode implementar o futuro de uma igreja inspiradora de renovação espiritual; é a contribuição com que cada comunidade local espera alimentar a garantia da sua continuidade; é a tarefa com que cada cristão e respetiva família devem assumir para ajudar a construir uma Igreja sinodal, comunidade de comunidades.
Nesta Semana dos Seminários, o amor pelos nossos Seminários manifesta-se em gestos de oração, de afeto e de partilha generosa. Queremos agradecer e rezar pelos benfeitores e formadores que ao longo dos tempos têm dado vida aos nossos Seminários.
A Semana dos Seminários é também uma feliz ocasião para agradecer a Deus o dom da vocação ao presbiterado e tomar maior consciência da importância do Seminário, o coração da Diocese, na vida da Igreja. No Seminário, formam-se os futuros Padres, especialmente os Pastores que asseguram a presença do Evangelho, da Eucaristia e da Caridade Cristã nas Paróquias das Unidades Pastorais.
Bem sabemos que a formação dos Padres depende da oração e da generosidade das famílias e das comunidades cristãs. Caminhemos juntos e unidos nesta desafiante e exigente Missão!
Este ano temos a alegria e a graça de viver uma Instituição, no Ministério de Acólito, de um jovem que se prepara para o sacerdócio. O Nelson Vale, natural da comunidade de Carção, será instituído Acólito, no dia 12 de Novembro, às 18 horas, na Catedral de Bragança, junto da comunidade onde realiza o seu estágio. Todos podem estar e viver este momento como esperança e incentivo vocacional para a nossa Diocese. Convidamos os adolescentes e os jovens, especialmente os que participaram, de muitos modos, na Jornada Mundial da Juventude.
A São José, padroeiro dos nossos seminários, confiamos os seminaristas, os seus formadores e todos os jovens que buscam o sentido pleno da sua história no serviço do Evangelho.
29 de outubro de 2023
+ Nuno Almeida
Bispo de Bragança-Miranda