Município alerta para existência de manganês na água da rede pública
O município de Mogadouro emitiu um aviso à população para a existência de manganês na rede de abastecimento de água, provocando uma tonalidade mais escura na água.
De acordo com uma publicação feita na página oficial da internet deste município do distrito de Bragança, a acumulação de manganês é mais comum em zonas abastecidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bastelos.
“Tendo em conta a súbita alteração da temperatura que se fez sentir desde ontem, pode verificar-se esta alteração de tonalidade na água que chega à casa dos consumidores. Os serviços de águas municipais estão a monitorizar a rede de distribuição e a tomar as devidas medidas mitigadoras deste efeito”, indica esta autarquia.
Segundo fonte do município de Mogadouro, o manganês não é prejudicial para a saúde pública, mas aconselha-se que a lavagem da roupa seja feita sem recursos a lixívia ou derivados para evitar manchas.
O município presidido pelo social-democrata António Pimentel informou ainda que a nova ETA instalada na Barragem de Bastelos entrará em funcionamento a curto prazo, com novos equipamentos e tecnologias que dão maior confiança na resolução deste problema.