Mogadouro

Médicos voluntários promoveram o projeto-piloto no Centro de Saúde

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-10-26 10:50

Um grupo de médicos voluntários pertencentes à Organização Não Governamental (ONG) ‘Together International Portugal, let’s work together' promoveram em Mogadouro o projeto-piloto, designado “O que importa é ter saúde!”.

Tratou-se de uma iniciativa que decorreu na terça-feira sobre a promoção de literacia em Saúde, particularmente no que concerne a contextos e situações urgentes e/ou emergentes.
Segundo Joana Silva, médica coordenadora desta iniciativa, a motivação deste projeto serve para que todos tenham um papel ativo no pré-socorro e situações de emergência e que está dividido em dois ramos: o Suporte Imediato de Vida (SIV) e conversas na comunidade. “No Agrupamento de Escolas de Mogadouro, ensinamos aos alunos do 10.º ao 12.º ano de escolaridade os métodos SIV tais como identificar e atuar perante um enfarte do miocárdio, um AVC ou queimaduras ou intoxicações, para os preparar para ação e deteção rápida destas patologias, sendo um passo importante na cadeia de emergência pré-hospitalar”, explicou a médica ao Mensageiro.

Sem avançar números, Joana Silva acrescentou ainda que basta salvar uma vida ou que os danos em termos de saúde sejam menores para assim dizer que “valeu a pena a implementação deste projeto-piloto”.

Esta iniciativa foi submetida às bolsas de cidadania da Roche, que englobou 68 candidatos, acabando este por ser um dos seis premiados.

“A Urgência Básicas de Mogadouro está a cerca de uma hora e meia de hospital e o mais importante é ser mais rápido a ativar os meios de socorro e minimizar os danos em questões de saúde urgentes ou emergentes”, indicou a Joana Silva.

Este projeto, atualmente, encontra-se em fase de finalização, com a conclusão de sessões de formação de Suporte Básico de Vida na Escola Secundária de Mogadouro e a última sessão formativa na comunidade, que decorreu na Casa da Cultura de Mogadouro.

O projeto “O que importa é ter saúde” teve como parceiros locais o município de Mogadouro, Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais e o núcleo da Cruz Vermelha de Mogadouro.

Assinaturas MDB