Nordeste Transmontano

Mães descontentes criam petição para melhorar funcionamento da urgência pediátrica de Bragança

Publicado por António G. Rodrigues em Sex, 2023-02-03 09:18

Carla Lima e Ana Soares cansaram-se das queixas sobre o funcionamento da urgência pediátrica do hospital de Bragança e criaram, esta semana, uma petição online para a efetiva criação de um serviço desta natureza no hospital de Bragança.

“O objetivo é conseguir as 2500 assinaturas e o assunto ir à Assembleia da República”, explicou ao Mensageiro Carla Lima.

“Tenho dois filhos. Uma com sete anos e um bebé com 15 meses. A Ana  tem duas meninas. Vem de Lisboa e eu de Coimbra. Para mim, a opção de viver em Bragança é indiscutível. Mas fico insegura, com a saúde, sobretudo das crianças”, frisou.

No documento, lembram que “o Direito à saúde está consagrado na Constituição da República Portuguesa como um Direito Fundamental, sendo que as crianças têm direito à especial proteção do Estado, nos termos – respectivamente – dos artigos 64.º e 63.º da Constituição da República Portuguesa”.

“Na Unidade Hospitalar de Bragança, sem prejuízo de acontecer o mesmo com outras especialidades, vive-se uma situação insustentável e inadmissível no que diz respeito ao atendimento de crianças no serviço de urgência, uma vez que as mesmas são atendidas por um médico de clínica geral e familiar e, não havendo uma triagem especificamente pediátrica, as mesmas geralmente aguardam várias horas até serem atendidas, uma vez que nem sequer há um clínico afecto especificamente ao seu atendimento. Cada vez mais surgem relatos, queixas e reclamações de pais desesperados, que nem resposta privada (os que podem) conseguem ter”, alegam, queixando-se, ainda, da dimensão do espaço da sala de espera, que terá levado já várias crianças a esperar no corredor para serem atendidas.

Assim, pedem, “com a máxima urgência”, a “criação de uma urgência pediátrica no Centro Hospitalar do Nordeste, EPE - Unidade Hospitalar de Bragança, sendo que não existe nenhuma no Distrito de Bragança; o atendimento, após triagem, por médico pediatra, uma vez que – de forma inconcebível – existe clínico de especialidade pediátrica 24h/dia na unidade hospitalar, mas que apenas é chamado quando o médico de clínica geral e familiar assim o entende (muitas vezes depois de horas de tratamentos inúteis e sem resultados); a criação de sala de espera com condições para receber um número maior de crianças, devidamente equipada, que não exija que, não raras vezes, famílias tenham de aguardar com crianças no corredor; monitorização real da gravidade/tempo de espera das crianças que entram no serviço de urgência”.

O assunto já não é novo pois há um ano, por esta altura, o Mensageiro dava conta da insatisfação de vários utentes do serviço.

Na altura, a ULS do Nordeste, que gere os três hospitais e os 14 centros de saúde do distrito de Bragança, garantiu que “assegura a permanência de especialistas em Pediatria nas equipas dos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica, salvaguardando o melhor atendimento a todas as crianças e jovens do distrito de Bragança com necessidade de observação e acompanhamento por esta especialidade”.

“No caso concreto da Unidade Hospitalar de Bragança, é garantida Pediatria de Urgência 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, sendo as equipas médicas do Serviço de Urgência Médico Cirúrgica compostas por dois pediatras, que desenvolvem a sua atividade assistencial no Serviço de Urgência, no apoio à Sala/Bloco de Partos e no apoio ao Internamento de Pediatria fora das horas normais de serviço”.

 

Assinaturas MDB