Livre de Pipo Marques vale vitória do GD Bragança no reduto do Maia Lidador
O Grupo Desportivo de Bragança venceu este domingo o FC Maia Lidador, por 0-1, no Estádio Municipal Dr. Vieira Carvalho, em partida da terceira jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A formação brigantina somou três pontos e subiu ao segundo lugar da classificação, com sete pontos, os mesmos do líder Limianos.
Pipo Marques foi o autor do tento decisivo, aos 55 minutos, num remate "à lei da bomba" na execução de um livre frontal de longa distância.
Dois minutos depois, a tarefa do FC Maia Lidador ficou ainda mais complicada, com Teixeira a ver o segundo cartão amarelo e consequente expulsão, deixando o conjunto maiato reduzido a dez unidades.
Em superioridade numérica, o GD Bragança dispôs de oportunidades para ampliar a vantagem e sentenciar a partida, mas não conseguiu concretizar.
Na análise ao encontro, André Irulegui valorizou o triunfo, mas lamentou que as oportunidades criadas não tenham sido traduzidas em mais golos. "O mais importante de tudo, como sempre digo, é vencer os jogos. Ainda mais neste princípio do campeonato, é muito importante fazer os três pontos. Mas o resultado peca por ser muito curto", afirmou o treinador do GD Bragança.
O técnico considera que a equipa teve ocasiões suficientes para chegar a uma vantagem mais confortável e controlar o encontro com maior tranquilidade. "Tínhamos de ter concretizado mais três ou quatro possibilidades que tivemos para tranquilizar o jogo", referiu.
A expulsão de Teixeira, segundo Irulegui, deveria ter permitido uma gestão ainda mais segura da partida, mas o treinador alertou para a necessidade de manter a concentração até ao final. "Mesmo com menos um, podem, numa boa parada, numa distração, empatar o jogo", salientou.
Apesar da vitória, André Irulegui identifica margem para evolução na capacidade de gestão dos jogos, sobretudo quando a equipa está por cima e dispõe de superioridade numérica. "Muito feliz com o resultado, mas entendo que temos que nos impor mais no momento que estamos por cima do jogo", afirmou.
O treinador considera que falta ainda maturidade à equipa para controlar melhor esses momentos. "Temos muito da intensidade, mantivemos o querer, o desejo, mas falta-nos a maturidade", reconheceu.
O GD Bragança regressa a casa na próxima jornada, agendada para domingo, 13 de setembro, para receber a AD Ponte da Barca. André Irulegui antevê mais um encontro exigente e não espera facilidades frente ao próximo adversário. "Esse é um jogo difícil como todos. Partimos sempre do princípio que todos os jogos vão ser muito difíceis. As equipas têm boas equipas técnicas, têm bons executantes", frisou o treinador, garantindo que a equipa vai preparar o encontro visando voltar a vencer. "Trabalhamos durante a semana com foco na vitória. Esperamos fazer um bom resultado novamente", concluiu.
Com sete pontos, o GD Bragança ocupa o segundo lugar da Série A, em igualdade pontual com o Limianos. O FC Maia Lidador é 13.º classificado e continua sem pontuar.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho
