IPB anuncia novo mestrado em dia de 41.º aniversário
Um novo mestrado em Inovação em Processos e Produtos foi uma das novidades avançadas pelo presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, na segunda-feira, na sessão de comemoração dos 41 anos da instituição.
“Há sempre novos cursos que estamos a aprovar. Temos um mestrado novo aprovado, em Inovação em Processos e Produtos”, indicou aos jornalistas.
Na sua intervenção, Orlando Rodrigues falou, ainda, sobre a necessidade de reforçar o financiamento para o ensino superior como um desígnio nacional.
“A situação do financiamento foi parcialmente corrigida. Tivemos um aumento do orçamento para começar a corrigir essa situação. Esperamos que venha a ser corrigido gradualmente. De qualquer maneira, há um problema crónico de financiamento do ensino superior como um todo. Precisamos de olhar para o ensino superior como um fator estratégico de desenvolvimento do país.
Quando olhamos para o volume de financiamento que o país coloca no ensino superior, é muito inferior aos países mais desenvolvidos e mesmo a alguns países que tiveram um rápido desenvolvimento e ultrapassaram Portugal, nomeadamente os países dos Balcãs e a Polónia. São exemplos de países que investem mais na ciência e no ensino superior.
Reflete-se numa maior dificuldade de financiamento das instituições, na impossibilidade de investirem, na impossibilidade de contratarem mais recursos humanos, em alguns níveis de insuficiência de recursos humanos e de precariedade, situações que só se resolvem com mais dinheiro”, frisou.
Entre os novos projetos anunciados, contam-se quatro residências de estudantes, com capacidade para 500 camas, assim como a nova Escola de Saúde a construir em Bragança e o campus de Chaves.
“O nosso objetivo é continuar sempre a entender o que a nossa região precisa e concretizar o programa de investimentos, reforçando a nossa investigação, e adaptando-nos aos novos tempos porque as instituições de ensino precisam de se adaptar aos novos tempos”, frisou Orlando Rodrigues.
Nesa sessão foram ainda assinalados os dez anos de dupla diplomação entre o IPB e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi, ainda, homenageado o Centro Federal de Educação TecnológicaCelso Suckow da Fonseca, do Reio de Janeiro (Brasil) com a Medalha de Honra Internacional do IPB, enquanto Helena Barroco recebeu a Medalha de Honra Nacional.
Houve ainda lugar à entrega de prémios aos melhores alunos de cada escola e a entrega de títulos aos docentes que completaram o título de especialista e o doutoramento.