Instituto Politécnico apontado como exemplo pelo Governo na cativação de estudantes estrangeiros
O Instituto Politécnico de Bragança foi a instituição de ensino superior em Portugal que mais estudantes recebeu de Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste.
A conclusão é do estudo com um grupo de trabalho nomeado pelo Governo e em parceira com o Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Camões, cruza dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) praticamente da última década com inquéritos feitos em 2023.
Segundo os dados apresentados, o IPB recebeu, entre 2015 e 2021, 7839 estudantes dos PALOP, contra os 6969 da Universidade de Lisboa, a segunda instituição da lista.
“Acho que é um exemplo muito significativo. Se há uns anos perguntássemos qual seria a instituição que iria atrair mais estudantes internacionais, provavelmente na cabeça de muitas pessoas não estaria o IPB. Isso mostra a capacidade que as instituições têm, com uma estratégia, com uma visão, com uma persistência, terem resultados que muitos diriam, à partida, que não são possíveis.